CEARÁ

As sete maravilhas de Jericoacoara

Conheça os 7 principais e imperdíveis atrativos de uma das praias mais badaladas de todo o Nordeste.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 17/10/2021 às 7:30 | Atualizado em 18/10/2021 às 17:16
Notícia
X

Uma maravilha! Aliás, uma não, sete. Na verdade, quem conhece a vila de Jericoacoara, a cerca de 300 km de Fortaleza, sabe que são incontáveis as maravilhas de um dos principais cartões-postais do Ceará. Foi uma tarefa difícil, mas a coluna Turismo de Valor, que visitou o local duas vezes (2017 e 2019) elencou as 7 principais e imperdíveis paisagens de Jeri, como é carinhosamente chamada (obs: os vídeos foram gravados antes da pandemia). 

 

1) Pedra Furada

Curtir um fim de tarde mágico a partir de um furo em uma pedra. Pode parecer exótico, mas este é um dos principais programas de Jeri. A visita à Pedra Furada é mesmo imperdível, ainda mais ao entardecer. Em meados de julho, o sol costuma se por exatamente na área do furo. Mas independentemente da época da visita, é de se renovar a alma assistir este grande espetáculo da natureza em um dos principais cartões postais do lugar.

2) Berçário dos cavalos-marinhos

Imagine um imenso berçário natural de cavalos-marinhos. Ele fica logo após a travessia de balsa no Rio Guriú. Chegando lá o turista tem a chance de fazer um passeio de barco de 20 minutos até uma área de mangue. No local, os animais são pegos em um recipiente de vidro e logo depois devolvidos à natureza. Vale destacar que a comunidade recebeu orientação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para fazer o trabalho.

3) Mangue seco

É no pequeno povoado de pescadores que fica uma das paisagens mais exóticas e marcantes de Jeri. A praia de Mangue Seco conserva um ar de selvagem com suas imensas árvores secas e largas raízes à mostra. O que de início pode parecer inóspito compõe o charme do lugar que conta com balanços e redes para que os turistas possam fazer suas fotos e fazer com que o lugar se torne (ainda mais) conhecido nas redes sociais.

4) Duna do por do sol

Um dos pores do sol mais desejados e famosos do Nordeste. Trata-se de um imenso banco de areia para onde dezenas de pessoas se dirigem diariamente a cada fim de tarde, como uma peregrinação, para admirar os últimos raios solares. O crepúsculo no local já virou ponto turístico e faz parte da programação de quase todo turista. As pessoas se sentam no camarote de areia vendo o sol mergulhar no mar, para deleite do grande público.

5) Lagoa do Paraíso

Um paraíso dentro de outro. Esta é a melhor definição para a Lagoa do Paraíso. As redes instaladas dentro da água e seu tom claro fizeram o lugar ganhar fama internacional e ser diariamente visitadas por turistas de todo o mundo. Existem várias formas de curtir a Lagoa do Paraíso, para todos os gostos e bolsos. Vale a visita nos restaurantes, entre eles o famoso Alchymist Beach Club, e se jogar nas atividades como caiaque, stand-up paddle e “esquibucho”.

6) Árvore da Preguiça

Reverenciar a preguiça em uma árvore com o mesmo nome. Tudo bem que Jeri é sinônimo de descanso, mas a árvore em questão localizada na Praia do Preá, a cerca de 6km da vila, de preguiçosa só tem o nome mesmo. Pelo contrário, é uma guerreira e vem sobrevivendo vários anos na curiosa posição. Na verdade ele foi assim batizada por ter seus imensos galhos deitados devido à ação do vento. Sem dúvida a Árvore da Preguiça representa uma bela lição de resistência. 

 

7) Lagoa de Tatajuba

Uma lagoa tranquila e radical ao mesmo tempo. Esta é a Lagoa de Tatajuba, famosa pelas tirolesas instaladas no local, atraindo os turistas que estão em busca de descanso e adrenalina também. A experiência é emocionante e refrescante já que a brincadeira nos equipamentos termina com um providencial banho. Logo ao lado existem alguns tobogãs que proporcionam mais velocidade e emoção na chegada na água. Para chegar no local uma boa pedida é o quadriciclo.

Tags

Autor