CEARÁ

A inesquecível (e passageira) duna do por do sol de Jericoacoara

Dezenas de turistas vão até o local todo fim de tarde diariamente para admirar o espetáculo da natureza.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 18/10/2021 às 14:00
Notícia
X

Um dos pores do sol mais desejados e famosos do Nordeste. Trata-se de um imenso banco de areia em Jericoacoara, no Ceará, que não foi batizado à toa: Duna do por do sol. É pra lá que centenas de dezenas de pessoas que visitam a vila se dirigem diariamente a cada fim de tarde, como uma peregrinação, para admirar os últimos raios solares. O crepúsculo no local já virou ponto turístico e faz parte da programação de qualquer turista que vá visitar o local (os vídeos foram gravados antes da pandemia). 

A duna do por do sol é tão famosa que é comum as pessoas se dirigirem para lá ainda no meio da tarde para garantir um bom local para assistir o espetáculo da natureza. Quando o fim de tarde vai chegando a área fica lotada de pessoas, mas nada que atrapalhe muito o momento de introspecção de despedir de mais um dia. As pessoas ficam lado a lado no camarote de areia vendo o sol mergulhar no mar, tingindo o horizonte de várias cores vivas, para deleite do grande público.

A Coluna Turismo de Valor visitou Jericoacoara em duas oportunidades, em 2017 e 2019, e mesmo em um período tão curto notou o que os antigos moradores da vila tanto falam: a diminuição e o afastamento da duna. Um fenômeno natural, mas também potencializada pela ação do homem. De acordo com o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a ação dos ventos e do mar o antes imenso bloco de areia vem diminuindo e a constante circulação de pessoas também interfere. Em apenas dois anos foi possível notar nitidamente que a duna está menor e mais afastada do mar. Ou seja, se você ainda quer ter essa experiência de curtir a famosa duna do por do sol é bom se apressar.

Tags

Autor