CEARÁ

O berçário dos cavalos-marinhos de Jericoacoara

Com um rápido passeio de barco de 20 minutos se chega até uma área de mangue que é berçário natural de cavalos-marinhos.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 19/10/2021 às 8:00
Notícia
X

Imagine um imenso berçário natural de cavalos-marinhos bem no meio do passeio de Jericoacoara, no Ceará. Ele é uma das atrações do roteiro do lado oeste da vila e um dos momentos para não só admirar, mas também aprender mais da natureza. O berçário é a primeira parada da citada rota e é visitado logo após a travessia do Rio Guriú em balsas (os vídeos foram gravados antes da pandemia). 

Se dirigindo à esquerda o turista tem a oportunidade de fazer um rápido passeio de barco de 20 minutos até uma área de mangue que é berçário natural de cavalos-marinhos. Vale a pena ver de perto o pequeno animal que é pego em um recipiente de vidro e logo depois devolvido à natureza.

Vale destacar que a comunidade local recebeu orientação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar o manejo turístico da região de forma responsável, sem afetar os animais. Por isso os animais não são tocados e são retirados da água somente em recipientes de vidro transparentes e em poucos minutos retornam para a água. O jangadeiro vai navegando tranquilamente em busca dos pequenos animais que ficam escondidos na beira do rio.

A parada seguinte é bem próximo na praia de Guriú, conhecida como Mangue Seco, em Camocim. Ela é marcada por uma exótica paisagem de árvores altas com grandes raízes à mostra e ainda conta com balanços, compondo cenários perfeitos para fotos.

Tags

Autor