LITERATURA

Livro ensina como viajar de forma transformadora e responsável

A publicação, que depende de campanha de financiamento coletivo, propõe viagens com com mais profundidade e senso crítico, sem deixar de lado a leveza.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 26/11/2021 às 12:05 | Atualizado em 26/11/2021 às 14:31
Notícia
X

Viajar é bom, não tem como negar, mas buscar fazer isso com mais profundidade e senso crítico pode ser ainda melhor. É o que garante a jornalista Luísa Ferreira, do Blog Janelas Abertas, que escreveu o “Guia de viagens pra dentro e pra fora”, um manifesto por viagens (sejam a turismo, intercâmbios, sabáticos ou como estilo de vida) de forma mais consciente, sem deixar de lado a leveza, a criatividade e a poesia. A publicação depende um financiamento coletivo e qualquer interessado pode ajudar. 

"Escrever um livro sobre viagens quando quase ninguém no planeta podia viajar talvez parecesse loucura, mas a pandemia tornou ensurdecedor o que a natureza já vinha gritando: precisamos rever nossa relação com o mundo. Talvez esse seja, afinal, o momento mais propício para pensarmos sobre como viajar de forma mais consciente", afirmou Luísa. 

Em suas 330 páginas, a obra propõe caminhos para fazermos viagens transformadoras não só para nós, mas também para os lugares que visitamos e as pessoas que vivem neles. Para isso, Luísa percorre temas ligados ao autoconhecimento, turismo responsável e planejamento de viagens. E além de teoria, histórias da vida na estrada, poesias e dicas práticas, traz espaços para cada leitor(a) escrever sua própria história.

Entre outros assuntos, a autora explica por que muitas vezes o turismo faz mal para o mundo e discute qual o papel dos viajantes nesse contexto. Ela também questiona alguns clichês do universo de viagens, como o conceito de “atrações imperdíveis” e a ideia de “viajar para se encontrar”, e traz dicas para quem tem medo de viajar ou tem orçamento enxuto. Por fim, sugere formas de nos mantermos mais presentes durante as viagens e de continuarmos nos transformando depois de voltar para casa.

CAMPANHA

O livro já está editado e diagramado e está sendo lançado por uma campanha de financiamento coletivo que funciona como uma pré-venda. Seu objetivo é cobrir os custos de produção editorial e impressão dos livros, processos feitos pela autora de forma independente. Em pouco mais de um mês, o crowdfunding já está alcançando 90% da meta, arrecadando mais de R$ 24 mil. Faltam agora menos de duas semanas para o encerramento da campanha, marcado para o dia 7 de dezembro. Na plataforma www.benfeitoria.com/guiadeviagens é possível conferir as recompensas disponíveis e apoiar o projeto.

AUTORA

Luísa Ferreira é jornalista pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em comunicação pela Universidad de Valladolid. Em 2012, criou o blog Janelas Abertas para provocar conversas sobre viagens conscientes e transformadoras, e o que começou como hobby virou empresa. A autora já palestrou sobre turismo responsável, slow travel e nomadismo digital em eventos como a WTM São Paulo, o Seminário ABBV e o Tendências 360 e foi finalista do prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019 na categoria Mídia. Para mais informações: [email protected]

Tags

Autor