LITORAL NORTE

Roteiro para aproveitar o verão no Litoral Norte de Pernambuco

Confira passeios em Igarassu, Itamaracá, Paulista, Goiana e Olinda.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 02/01/2022 às 9:16 | Atualizado em 03/01/2022 às 10:09
Notícia
X

Depois do passeio pelo Litoral Sul de Pernambuco no último domingo, agora é a vez de mostrar as melhores atrações no Litoral Norte para você se programar neste verão de 2022. A região que em décadas passadas já fez muito sucesso espera voltar a atrair turistas com força neste ano que se inicia. O roteiro mostra as opções de lazer em Goiana, Itamaracá, Igarassu, Paulista e Olinda. Depois é só se organizar pra curtir as belas praias do norte pernambucano.


Itamaracá

Distante 40 km da capital, a Ilha de Itamaracá, separada do continente pelo Canal de Santa Cruz, já foi o grande destino dos veranistas em décadas passadas, mas ainda hoje ainda atrai muita gente. E quer voltar a brilhar em 2022. Das 11 praias, a mais conhecida é a do Forte Orange, que leva o nome por abrigar a famosa fortificação, principal cartão-postal da ilha. Você pode curtir o local na água com o tradicional banana boat ou no ar com um voo de paramotor. Outra dica é pegar uma lanche até as piscinas naturais ou até o Pontal de Itamaracá.

Igarassu

Igarassu, que fica a 28 km do Recife, não é famosa apenas por ter sido um dos primeiros núcleos da colonização no Brasil e contar com um importante sítio histórico, mas também por apresentar inúmeras opções de lazer ligadas à natureza e esportes. A Coroa do Avião, que pertence sim ao município embora costume ser acessada por Itamaracá, é um dos mais famosos cartões-postais. Existem bons e recentes equipamentos turísticos, como o Catamaran Praia Beach Club, na Praia do Capitão, em Mangue Seco. Uma opção de aliar turismo com atividade física é o passeio de caiaque no Canal de Santa Cruz, com passagens pelo mangue.

Goiana

Distante 64 km da capital, Goiana, no extremo norte de Pernambuco, teve seu centro histórico declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1938, mas seu litoral de cerca de 20 km de extensão também chama a atenção com belas praias. Uma das principais é a famosa Ponta de Pedras, que conta com a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do Estado. Para quem gosta de tranquilidade e banho em mar tranquilo vale passar pelas igualmente conhecidas praias de Carne de Vaca, Catuama e Atapuz.

Paulista

A apenas 15 km do Recife, Paulista tem como forte o turismo náutico, com muitas marinas e passeios de lancha. Na faixa litorânea de aproximadamente 14 km, se destaca a Praia de Maria Farinha, com o Veneza Walter Park que tem mais de 20 anos. Quase em frente ao empreendimento ficam as piscinas naturais da Praia da Conceição, mais conhecida como Pocinhos. Vale a pena o passeio de caiaque. Outra praia de destaque é a de Pau Amarelo, com o forte de mesmo nome tombado como Monumento Nacional em 1938.

Olinda

Coladinha com o Recife, Olinda, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982, é sempre lembrada, claro, pelas ladeiras e frevo. Porém, ela vai bem além disso e atrai turistas também pelo belo litoral com várias praias. Uma das mais frequentadas é a de Casa Caiada, com uma ampla faixa de areia pra relaxar e praticar esportes. Destaque também para a a do Carmo, Rio Doce e Bairro Novo.

 

 

Tags

Autor