LITORAL SUL

Roteiro para curtir o verão em Porto de Galinhas e todo Litoral Sul de Pernambuco

Confira passeios em Porto de Galinhas, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 02/01/2022 às 8:00
Notícia
X

A combinação de sol com praias pernambucanas sempre fez sucesso e em 2022 não será diferente. Então, logo neste primeiro domingo do novo ano vamos te trazer um roteiro dos melhores passeios no litoral do Estado para curtir no verão. Hoje o foco será o badalado lado sul com dicas de Ipojuca, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. No próximo domingo, o assunto será o lado norte. Portanto prepare o protetor solar para aproveitar bastante as surpreendentes praias de Pernambuco.

Ipojuca 

Distante apenas 50 km do Recife, a badalada Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, é inegavelmente a praia mais conhecida e concorrida do Estado, sendo sempre bastante procurada por turistas de todo o Brasil e do mundo. Ela tem inúmeros atrativos, mas as piscinas naturais são o grande cartão-postal. Por isso, não tem como fugir da dica de aproveitá-las, seja no passeio de jangada ou no mergulho de cilindro. Também são imperdíveis os passeios de buggy de ponta a ponta nas praias e o de paramotor que parte de Maracaípe.

Tamandaré 

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, a cerca de 100 km da capital, é uma das mais bonitas e conhecidas do Brasil. A fama se justifica pela beleza e calmaria do lugar. Mas no mar de tranquilidade tem espaço pra ondas de agitação. Quem provoca isso é o flyboard, um equipamento que parece uma prancha conectada por uma mangueira a um jet ski. Com ele, a pessoa consegue voar em uma altura de cerca de 8 metros. O serviço é oferecido há 5 anos no local. Além disso, você pode fazer passeios de catamarã e visitar antigas construções como o Forte Santo Inácio de Loyola. 

São José da Coroa Grande

Quem foi rei nunca perde a majestade, tanto que orgulhosamente carrega sua coroa até no próprio nome. E não é pequena. A cidade de São José da Coroa Grande, distante 120 km da capital, é a última do Litoral Sul de Pernambuco. Mas faz valer (e muito) a ida até lá. A coroa do nome vem dos bancos de areia que emergem nas marés baixas em formato de grandes coroas e deram fama à cidade. As piscinas naturais do município são lindas e a melhor forma de conhecer e aproveita-las é com os conhecidos catamarãs do local.

Cabo de Santo Agostinho 

Bem pertinho do Recife, a somente 35 km, o Cabo de Santo Agostinho conta com várias e belas praias, com destaque para a pequena e famosa Calhetas, conhecida como a “Esmeralda de Pernambuco”. Mas os encantos do Cabo também se encontram nas antigas edificações perto das praias, como o Forte Castelo do Mar e o Forte São Francisco Xavier, além das ruínas da Vila de Nazaré.

Jaboatão dos Guararapes

Coladinha com a capital, Jaboatão dos Guararapes impressiona com atrativos ainda pouco conhecidos como as piscinas naturais de Candeias que podem ser curtidas com um passeio de bike aquática nas marés baixas. Mas uma outra forma forma de admirá-las aliando adrenalina é o voo de paramotor. Existe uma base do esporte em Barra de Jangada, da onde partem diariamente os voos para curtir as belezas de Jaboatão. Próximo dali, no mesmo bairro, existem várias marinas com opções de lazer.

Tags

Autor