LITORAL SUL

Cabo de Santo Agostinho: Fortes, praias e engenhos no roteiro do verão 2022

No Roteiro Verão 2022 do Litoral Sul de Pernambuco o Cabo se destaca pelas belas praias e construções antigas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 06/01/2022 às 8:00 | Atualizado em 06/01/2022 às 12:07
Notícia
X

Bem pertinho do Recife, a somente 35 km, o Cabo de Santo Agostinho conta com várias e belas praias, com destaque para a pequena e famosa Calhetas, conhecida como a “Esmeralda de Pernambuco”. Mas os encantos do Cabo também se encontram nas antigas edificações perto das praias, como o Forte Castelo do Mar e o Forte São Francisco Xavier, além das ruínas da Vila de Nazaré.

Que tal conhecer todas as praias do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, de uma só vez e com a emoção de um buggy? Nada mal né? O roteiro passa pelas praias de Calhetas, Itapuama, Paiva, Pedra do Xaréu, Gaibu, Enseada dos Corais, Paraíso e Suape. É uma ótima e rápida forma de curtir todo o litoral do município e aproveitar o melhor de cada ponto.

A indicação é fazer com a associação de bugueiros que contam com profissionais treinados e veículos regulamentados. A empresa Pinzón Turismo oferece o passeio com a duração e valores variados. O de três horas custa 180 reais e o do dia todo é vendido por R$230. O trajeto e o tempo de permanência em cada praia é negociado diretamente com o turista (os vídeos foram gravados antes da pandemia)

Um dos pontos visitados é o lindo mirante de Itapuama, onde o presidente da associação de bugueiros do Cabo Edvaldo Conrado falou do roteiro. "Esta vista belíssima faz parte de uma de nossas paradas. Nós levamos os turistas para os melhores pontos de todas as praias daqui, incluindo também a parte histórica com as ruínas do farol velho. Vindo aqui não deixe de conhecer essa belezas de buggy que é bem melhor", garantiu Edvaldo.

O Cabo de Santo Agostinho vai muito além das praias e mostra riqueza também com seu mangue. É possível explorar a vasta área do manguezal da Praia de Suape com um passeio de caiaque ou Stand Up Paddle (SUP) que mistura contemplação e aula sobre a importância deste bioma para o meio ambiente.

A atividade é oferecida há muitos anos pelo instrutor Del Santana que é nascido e criado na região e conhece tudo por lá. A empresa é a Eco Sup Suape e o valor é de R$30. O trajeto tem cerca de três quilômetros e dura cerca de uma hora e meia. Antes, claro, ele passa todas orientações sobre como conduzir o caiaque ou a prancha. Depois de um breve treinamento e teste na água, o grupo sai pelos becos de água formado entre os mangues.

"Nós damos todas as instruções antes e acompanhamos todo o tempo. Sou guia local , marinheiro e fico sempre ao lado passando as instruções. Durante o passeio as pessoas conhecem toda a riqueza deste bioma tão importante para as nossas vidas", disse o instrutor Del Santana.

De acordo com ele, a área de mangue tem de 30 a 35 hectares e conta com quatro espécies diferentes. No caminho se observa também a rica vida animal com os caranguejos, peixes e pássaros. Há várias paradas para uma espécie de aula ao livre, mostrando na prática vários aspectos do mangue.

Durante a maré baixa existe a opção também de fazer a trilha não de caiaque e SUP e sim a pé. O trajeto total tem quatro quilômetros e é feito em aproximadamente duas horas. "O solo fica bem firme, então podem vir crianças e idosos. É um passeio bem tranquilo e a diferença é que a gente tem um contato mais próximo com o mangue. Dá pra aproveitar ainda mais e tirar fotos", explicou Dell.

Além de lazer, as praias do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, também são bastante procuradas para esportes. A principal, sem dúvida, é a de Itapuama, famosa por ser um dos principais pontos de surfe no Estado e já ter recebido diversas competições nacionais e seletivas internacionais.

As ótimas ondas da Praia de Itapuama atraem muitas pessoas do Brasil inteiro. Nos fins de semana ela ficam ainda mais concorridas. Quem não pratica também vai para o local admirar as manobras radicais feitas pelos surfistas no mar. Mas quem quiser aprender encontra no local algumas boas escolinhas de surfe que ensinam tudo passo a passo para quem quiser ter a experiência de deslizar nas ondas.

"Itapuama é um dos locais mais veia no surfe de Pernambuco. Uma das principais praias para você aprender em todos os níveis. Ela já foi palco de competições nacionais e internacionais e daqui saem grandes atletas. Uma praia bem conhecida pra quem já surfa ou quem quer aprender porque temos escolinhas e aluguel de prancha", afirmou a instrutora de surfe Selma Silva.

Aqui vai uma dica quente pra quem gosta de aventura. Trata-se do rapel na Pedra da Pimenta, situada no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, a 420 metros de altura, considerado o ponto mais alto da Região Metropolitana do Recife (RMR). O calor da paisagem e da adrenalina são garantidos no local.

A agência de esportes de aventura Vértice oferece a atividade no local há vários anos. O grupo sai do Recife no começo da manhã e em cerca de uma hora chega na pequena vila de Jussaral. Do ponto onde o veículo deixa é feita uma pequena caminhada de cerca de meia hora até o topo da Pedra da Pimenta. No trajeto já dá pra se ter uma ideia das lindas paisagens ainda pouco conhecidas do Cabo de Santo Agostinho.

Ao chegar no cume, a equipe da Vértice monta todo os equipamentos necessários com toda a segurança para se fazer o rapel de cerca de 50 metros no imenso paredão de pedra. "É uma descida suave, bem gostosa de fazer porque não tem muita dificuldade. Crianças a partir de sete anos já podem fazer esse rapel. O Cabo de Santo Agostinho não é só praia, tem muita aventura também", disse o instrutor Miguel Angelo da Silva.

O contador Amaro Andrade foi um dos integrantes do grupo. "A experiência foi show porque a atividade aqui é feita com muita segurança. Não sabia que este era o ponto mais alto da região metropolitana e gostei bastante do visual", avaliou.

A estudante de medicina Ana Paula Rocha fez o rapel pela primeira vez no local e indicou a experiência. "Foi meu primeiro rapel e foi uma delícia. Rola um ventinho massa e uma vista maravilhosa. Vale a pena demais vir pra cá pra Pedra da Pimenta", garantiu.

Embora o litoral seja a parte mais famosa e desejada pelos turistas, o "interior" do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, guarda muitas riquezas escondidas. A região se destaca no turismo rural com vários engenhos importantes.

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho / Divulgação
O Engenho Massangana - Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho / Divulgação

Entre eles, o Engenho Massangana do século XIX que é tombado pela Fundarpe como Parque Nacional da Abolição e foi moradia na infância do abolicionista Joaquim Nabuco.

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho / Divulgação
Casarão Engenho Guerra - Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho / Divulgação

Outro lugar na área que vale visitação é a casa-grande do antigo Engenho Guerra que, segundo estudiosos, foi construído no fim do século 19 ou início do 20. Depois de muitos anos abandonado, o casarão foi restaurado preservando suas características originais. 

A área do litoral do município também conta com várias construções históricas. O Forte Castelo do Mar, construído em 1630, ficou conhecido na época como a mais importante edificação militar do litoral pernambucano e era responsável pela defesa da entrada do Porto de Nazaré na guerra dos portugueses e holandeses.

Também há o Forte São Francisco Xavier, construído no mesmo ano, que tem formato de pentágono e oferece uma visão privilegiada da praia de Gaibu.

Perto ainda existe a Vila de Nazaré com a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, erguida pelos portugueses no século 16 e ruínas do antigo convento carmelita.

Tags

Autor