Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

DESASTRE

Tragédia: terremoto de 5,6 graus sacode Lima, capital do Peru; saiba mais

Em novembro passado, um forte terremoto também atingiu a região do Amazonas, na selva norte do Peru

AFP Flávio Oliveira
AFP
Flávio Oliveira
Publicado em 07/01/2022 às 15:26
Twitter/Reprodução
Terremoto teve uma magnitude de 7,5 e atingiu a região amazônica do Peru - FOTO: Twitter/Reprodução
Leitura:

Um forte terremoto de magnitude 5,6 sacudiu Lima, capital do Peru, e uma vasta área ao redor da costa central do país nesta sexta-feira (7), deixando um ferido e casas danificadas, informaram as autoridades.

O sismo foi registrado às 5h27 locais (7h27 no horário de Brasília), com epicentro 19 quilômetros a nordeste de Lima, e hipocentro a 116 quilômetros, de acordo com o Instituto Geofísico peruano. O terremoto foi sentido nas províncias de Cañete e Chincha, ao sul da capital peruana, e na cidade de Chimbote, quase 400 quilômetros ao norte de Lima.

A Defesa Civil indicou que registrou uma pessoa ferida e danos em três casas precárias dos distritos de San Juan de Lurigancho e Ate, localizados ao leste de Lima.

Jeison Arapa, de 28 anos, sofreu uma forte queda do terceiro andar quando tentava sair de sua casa no distrito de Villa María del Triunfo, ao sul de Lima, segundo a Defesa Civil.

O que dizem as autoridades

O chefe da Polícia Rodoviária, Manuel Lozada, informou que o terremoto provocou deslizamentos de rochas e pedras na rodovia Central, que conecta com os andes e a floresta central.

"O epicentro foi localizado praticamente abaixo de Lima. O movimento foi vertical, ou seja, de baixo para cima, um tremor forte", disse à rádio RPP o presidente do Instituto Geofísico, Hernando Tavera.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha descartou a ameaça de tsunami na costa do país.

"Povo peruano, vamos manter a calma, mas vamos nos prevenir contra outra réplica. Com as devidas precauções, vamos cuidar das nossas famílias: crianças, idosos e pessoas com deficiência. Como governo, estamos monitorando para salvaguardar os cidadãos", tuitou o presidente do país, Pedro Castillo.

Em novembro passado, um forte terremoto de magnitude 7,5 abalou a região do Amazonas na selva norte do Peru, deixando mais de 2.000 desabrigados, 12 feridos e 117 casas destruídas. 

Últimas notícias