Histórias de quem venceu a obesidade sem cirurgia

Publicado em 19/08/2015 às 17:09 | Atualizado em 19/08/2015 às 17:25
Diego Rocha era obeso mórbido e conseguiu sair dos 131kg para os 81kg.
Foto: Divulgação
FOTO: Diego Rocha era obeso mórbido e conseguiu sair dos 131kg para os 81kg. Foto: Divulgação
Leitura:
Falta de tempo, cansaço, indisposição, vida estressante... Quando a gente não está verdadeiramente disposto a mudar os nossos hábitos de vida, qualquer coisa acaba se transformando em um problema intransponível para que finalmente passemos a adotar uma rotina de exercícios e hábitos alimentares mais saudáveis. Durante  anos, foi assim na vida dos pernambucanos Sofia Mota, 29 anos, Marcus Andrey, de 40, e Diego Rocha, de 23. Até que eles chegaram ao perigoso território da obesidade. De formas distintas e sem recorrer a medicações ou cirurgias, eles conseguiram eliminar o excesso de peso,  mantendo o ponteiro da balança controlado até hoje.   Sofia Mota foi diagnosticada com um doença auto-imune e acabou contagiando a família com as suas mudanças de hábitos. Foto: Ashley Melo Sofia Mota foi diagnosticada com um doença auto-imune e acabou contagiando a família com as suas mudanças de hábitos. Foto: Ashley Melo Chefe de cozinha renomada, Sofia atingiu o Grau 1 da doença com 26 anos. Com 1,65m ela chegou a pesar 83kg e atingiu um índice de massa corporal de 30,5. Nessa idade, a pernambucana foi diagnosticada com uma doença auto-imune. Ao comunicá-la, seu reumatologista foi muito direto quanto ao tratamento: medicação e perda de peso imediata. Apesar de não se identificar com os ambientes das academias de ginástica, Sofia se encontrou no Muay Thai. Treinando duas vezes por semana e sendo vigilante com tudo que leva à boca, ela emagreceu 15 kg e segue firme para atingir a meta de eliminar 20kg. “Meu médico diz que estou ótima com os atuais 68kg, mas quero perder mais 5kg para ficar com crédito”, brincou. Pão de queijo sem glúten e lactose é uma das delícias saudáveis preparadas por Sofia Mota. Foto: Facebook/Reprodução Pão de queijo sem glúten e lactose é uma das delícias saudáveis preparadas por Sofia Mota. Foto: Facebook/Reprodução O cuidado com a alimentação também se refletiu no trabalho de Sofia. Como a doença não permite que ela retome o antigo ritmo à frente das cozinhas dos restaurantes, a chefe passou a estudar sobre comidas saudáveis e criou a marca Sofit Gourmet Saudável. Receitas de pães, bolos e outras opções são publicadas em seu instagram, meio por onde ela também recebe encomendas.
Acabou que essa mudança de vida contagiou toda a minha família. Hoje todo mundo faz exercícios e tem um cuidado redobrado com o que come. Conseguimos eliminar muitas coisas que só fazem mal à saúde Sofia Mota
  Marcus Andrey perdeu 48kg com a Dieta da Rede Social. Foto: Luana Ponsoni Marcus Andrey perdeu 48kg com a Dieta da Rede Social. Foto: Luana Ponsoni Também é usando a internet que o jornalista Marcus Andrey vem escrevendo uma história que já chama atenção mundo afora. Em 2012, ele perdeu a irmã caçula e embarcou em uma depressão profunda que o fez atingir 140kg. Com 1.79m, Marcus desenvolveu obesidade mórbida (de Grau 3) ao ter um índice de massa corporal de 43,7. Prestes a ter uma série de problemas de saúde, ele teve o que classifica de ideia feliz. Postou no Facebook a Dieta da Rede Social. A proposta era caminhar todos os dias na companhia de alguém, fosse um conhecido ou desconhecido completo.  
A primeira vez que eu caminhei com alguém que nunca tinha visto foi com um senhor que veio de Nova Descoberta, de ônibus, às 6h30 da manhã, para andar comigo no Parque Treze de Maio. Acabou que essas histórias me encheram de motivação Marcus Andrey
  Prestes a completar três anos desde que resolveu mudar de vida, Marcus não passou um só dia sem se exercitar. No que diz respeito à alimentação, ele contou que nunca fez restrição calórica alguma, apenas substituiu as populares “porcarias” por comida de verdade. “É o que eu chamo de acionar o gatilho do metabolismo e não desligar mais. Durante a semana, faço musculação e outras atividades. Já os fins de semana, tiro para pedalar”, contou. O saldo dessa mudança foram 48 kg eliminados. Toda a trajetória de Marcus com a Dieta da Rede Social pode ser acompanhada na fanpage de mesmo nome. Em breve, ele pretende lançar um livro e um aplicativo para inspirar mais pessoas. Diego Rocha era obeso mórbido e conseguiu sair dos 131kg para os 81kg. Foto: Divulgação Diego Rocha era obeso mórbido e conseguiu sair dos 131kg para os 81kg.
Foto: Divulgação A história de Diego Rocha, de 23 anos, impressiona pela velocidade com a qual ele conseguiu perder 50kg. Em apenas 5 meses, o jovem superou o quadro de obesidade mórbida, saindo dos 131kg para 81kg. A rápida metamorfose foi conquistada em 2012. No primeiro mês, o emagrecimento foi de 15kg, e, nos quatro restantes, de 35kg. À medida em que ia seguindo planos alimentar e de exercícios orientados por profissionais, Diego também estudava artigos científicos sobre alimentação. Ao fim do processo, criou uma tabela, referendada posteriormente por um grupo de nutricionistas, entre os quais Marília Isidro. Depois de ser abordado por diversas pessoas que tinham interesse de saber como ele conseguiu emagrecer tanto e tão rápido, Diego resolveu lançar, em julho deste ano, o aplicativo 50em5.

Últimas notícias