Dicas para ajudar a controlar o apetite

Publicado em 22/09/2015 às 14:56
Foto: Tomar certos cuidados na hora de se alimentar ajuda a evitar os ataques de fome


Seguir um plano alimentar bem elaborado visando a obtenção de objetivos específicos, no início, pode ser um tanto quanto complicado para quem está acostumado a comer sem qualquer restrição de quantidade  e qualidade. Por esse motivo, a nutricionista Cristiane Perroni preparou algumas dicas que podem ajudar nessa adaptação. Boa parte das profissionais de nutrição trabalham sem cardápio fixo, sugerindo grupos de alimentos que podem ser consumidos em cada refeição. Então, basta saber se essas dicas se enquadram na sua dieta para segui-las. Associar proteínas a carboidratos nos lanches intermediários ajuda a driblar a fome.   Proteínas + Carboidratos A proteína é o macronutriente que tem a capacidade de promover maior sensação de saciedade, seguido do carboidrato. Nos lanches intermediários (manhã e tarde), tente associar esses dois macronutrientes. Um sanduíche de pão integral com uma fatia de ricota ou uma colher de atum ralado (SEM MAIONESE!) podem ser boas opções, além do iogurte natural com granola. Alimentos sólidos são digeridos mais lentamente e ajudam a evitar a antecipação da fome.   Prefira alimentos sólidos O esvaziamento gástrico de líquidos é mais rápido que o de sólidos e, quanto mais rápido esse esvaziamento, menor a sensação de saciedade. Por esse motivo, evite substituir refeições por sucos verdes, sopas, shakes e vitaminas. Durante o processo de mastigação o corpo recebe avisos e se prepara para os processos de digestão dos alimentos.   Invista na mastigação Mastigar devagar aumenta o tempo de contato do alimento na boca, gera mais prazer por ter mais contato com as papilas gustativas e promove maior saciedade. Priorize alimentos naturais

Quanto mais natural e integral for o alimento, mais “trabalho” é oferecido ao sistema digestório. Com isso,  o organismo acaba gastando mais calorias para realizar todo processo.

Diversifique

Há muitas opções de alimentos de alto valor nutricional. Eleja-os na hora das refeições, evitando frituras, doces e carboidratos simples e diversifique o máximo que puder. Dietas restritivas demais aumentam o risco de compulsão alimentar, não conseguem ser seguidas por muito tempo e não modificam o hábito alimentar.

TAGS
apetite
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory