Publicado em 05/02/2017 às 6:54
| Atualizado em 13/02/2017 às 19:11
Leitura:
Crossfit, box, coach e WOD (workout of the day ou a atividade do dia, em português). O vocabulário é novidade para quem ainda não está familiarizado com a modalidade que se tornou queridinha da galera fitness. O crossfit promete transformar seu corpo em poucos meses. Mas não só isso. Estimula, desafia e propõe a superação de limites como poucas modalidades conseguem fazer. Aqui, a parceria também é forte.
“Durante o WOD você busca a superação, mas também ajuda o colega a conseguir alcançar as metas dele. Todo mundo evolui junto e essa característica do crossfit é praticamente única”, observou Gabriela Mattos, coach da We Crossfit, localizada no bairro da Madalena – o coach é conhecido também como o treinador. O WOD que Gabriela mencionou se refere ao treino do dia e pode durar entre 45 minutos e 1 hora. Antes da série de exercícios começar, os alunos fazem um aquecimento e aprendem a técnica do que vai ser realizado logo em seguida. A sequência é respeitada em todas as aulas. A evolução é garantida.
O crossfit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990. Em poucos anos o número de boxes (nome dado à academia do esporte) se espalhou e ganhou o mundo. O crossfit também segue uma filosofia de de exercícios físicos e uma série de movimentos básicos.
“São exercícios funcionais constantemente variados e de alta intensidade. Agachamento, saltos, correr, empurrar e puxar. É variado porque todo dia a gente trabalha uma capacidade diferente e intenso porque todo mundo vai trabalhar no seu limite”, explicou a coach, que completou. “Por isso que o crossfit vai trazer benefícios para o emagrecimento, para ganhar resistência cardiovascular e muscular. De equilíbrio, força, potência, coordenação, entre outros”, esclareceu.
Todas as atividades são supervisionadas de perto pelo coach. Ele é quem vai liderar o WOD e observar cada aluno e suas execuções. A evolução dos exercícios vai acontecer gradualmente e, em poucos, meses, o aluno se torna um crossfiteiro competidor. O esporte tem como influência movimentos da ginástica, atletismo e halterofilismo. Não é à toa que faz um bem danado para quem o pratica.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.