Depois de dar o primeiro passo para reeducar a alimentação, que é buscar um nutricionista, chega-se em casa com o plano alimentar sob o braço e o desafio é lançado. Como fazer a dieta dar certo se não há ninguém para preparar a comida e o tempo anda curto?
Lógico que a solução não é instantânea, mas há algumas medidas que podem atenuar a perda de tempo e facilitar o caminho para uma dieta bem sucedida.
-
COZINHE UMA VEZ POR SEMANA
Alguns alimentos, como feijão e arroz, podem ser preparados em quantidades que serão consumidas ao longo da semana. Basta congelar uma parte e ir descongelando na medida em que o que está na geladeira vai acabando.
Essa atitude pode ser utilizada ainda para sopas e legumes. Outra ação que facilita muito a vida é temperar as fontes de proteína e deixá-las congeladas. Dessa forma, é possível descongelar e preparar o frango, a carne bovina ou o peixe no dia anterior ou antes de sair de casa, dependendo da disponibilidade.
Escolha sempre o dia mais tranquilo da semana e deixe tudo pronto.
2. RECEITAS SIMPLES
Se o nutricionista não perguntar, é importantíssimo deixar claro que a vida anda corrida e não há ninguém em casa para preparar as refeições. Essa informação vai evitar que o profissional prescreva pratos mirabolantes, que podem ser os mais saudáveis e nutritivos do mundo, mas que pouco serão consumidos justamente porque não se encaixam na rotina.
3. HIGIENIZE E ARMAZENE AS FOLHAGENS
Alguns alimentos são bastante perecíveis e não podem ser congelados. Um exemplo são as folhas. Como boa parte das dietas vêm com saladas entre os itens a serem consumidos, no dia separado para cozinhar, é bom aproveitar também para higienizar alfaces, rúculas e afins. Depois o ideal é guardá-las em recipientes separados na geladeira.
4. FAÇA REFEIÇÕES RESERVAS
Se houver a possibilidade - e espaço no freezer - para montar os pratos da dieta e deixar todos prontinhos já para congelar, excelente. Então, invista em porções extras. Ao menos uma ou duas. Porque pode ocorrer algum imprevisto no dia separado para cozinhar e não se corre o risco de queimar a dieta por falta de tempo.
5.FAÇA PRATOS DIFERENTES COM OS MESMOS INGREDIENTES
Variar muito os ingredientes aumenta o tempo na cozinha. Portanto, o ideal é separar os mesmos ingredientes para pratos diferentes. Para fazer o feijão, o arroz e temperar as proteínas, como carne de boi ou frango, por exemplo, separe uma boa quantidade de cebola e alho, ou outros temperos de que mais gostar. Corte tudo de uma vez e use nos preparos.
Outra dica importante é variar as receitas apenas a cada semana. Ou seja, se o nutricionista colocar lentilha e grão-de-bico como alternativas ao feijão, escolha uma das opções e vá revezando a cada sete dias.
6. UTENSÍLIOS
Como o objetivo é economizar tempo, é bom investir em utensílios que agilizam o preparo dos alimentos. Bons exemplos são os fatiadores. O descascador de batata também é uma opção importante.