Anabolizantes e o risco para a saúde mental

Publicado em 06/11/2018 às 12:44 | Atualizado em 09/11/2018 às 18:02
Consequências psiquiátricas dos anabolizantes são desafio para todas as áreas da medicina. Foto:  Pixabay
FOTO: Consequências psiquiátricas dos anabolizantes são desafio para todas as áreas da medicina. Foto: Pixabay
Leitura:
Efeitos psiquiátricos dos anabolizantes são desafio para todas as áreas da medicina. Foto: Pixabay O consumo velado, porém crescente, de esteroides anabolizantes por quem não tem indicação clínica costuma ser focado no aumento da massa muscular, maior desempenho nos esportes e redução do percentual de gordura corporal.  O problema é que,  além do risco de doenças como tumores no fígado, pâncreas e aumento da pressão arterial, o uso dessas substâncias para fins meramente estéticos ainda pode comprometer a saúde mental. Apesar de ainda não existirem estudos específicos atestando os malefícios dos anabolizantes para células neuronais, os especialistas alertam para a associação entre o consumo dessas drogas e uma série de efeitos psiquiátricos.   Psiquiatra Adriana Zenaide alerta que os anabolizantes podem, inclusive, ser "gatilhos" para agravar transtornos já existentes. Foto: Instagram/Reprodução  
Tendo em vista o perfil de usuários de anabolizantes, pode ser difícil julgar quais efeitos são atribuíveis ao anabolizante em si, em oposição aos atributos de personalidade do próprio usuário ou aos fatores psicossociais que permeiam o uso dessas drogas.  Mas é certo que essas drogas podem ser o ‘gatilho’ para o surgimento de transtornos mentais ou fontes de agravamento de transtornos já existentes" Adriana Zenaide, psiquiatra.

Efeitos do uso de anabolizantes no sistema nervoso central

-Comportamento agressivo/explosivo -Irritabilidade -Depressão -Ansiedade -Transtornos alimentares -Transtorno dismórfico corporal ( intensa preocupação com um defeito imaginário ou mínimo na aparência) -Compulsividade. "O preocupante é que, mesmo com essas situações já estabelecidas, grande número de indivíduos não procura ajuda profissional. E, em casos mais graves, o uso dessas substâncias pode estar associada ao suicídio. As consequências psiquiátricas do uso de anabolizantes são hoje uma das grandes preocupações das mais diversas áreas da medicina", concluiu Drª Adriana.

Últimas notícias