alerta para a saúde

Ministério da Saúde alerta sobre uso da vitamina D no combate ao coronavírus: "pode gerar danos"

Secretário do Ministério da Saúde alerta sobre o uso indiscriminado de vitamina D para combater a covid-19

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 14/04/2020 às 13:00 | Atualizado em 14/04/2020 às 13:00
DIVULGAÇÃO
MEDICAÇÕES Pacientes podem ter acesso a remédios que não têm cobertura das operadoras de saúde, bastando aprovação na Anvisa - FOTO: DIVULGAÇÃO

Pesquisa desenvolvida pela Universidade de Turim, na Itália, confirmou que a vitamina D é uma forte aliada do combate ao novo coronavírus. Apesar de melhorar o sistema imunológico, o uso indiscriminado da vitamina D pode causar danos à saúde da população. É que alertou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, durante entrevista coletiva que reúne informações atualizadas sobre a covid-19 no Brasil.

>> Coronavírus: entenda como a vitamina D3 atua na prevenção da covid-19

>> Coronavírus: nutricionista destaca alimentos ricos em vitamina D

Denizar explicou que uma alimentação equilibrada oferece todos os nutrientes para suprir as necessidades do organismo. A suplementação só é recomendada quando há carência de vitamina D. "Se o indivíduo tem uma alimentação adequada, ele vai usufruir desses nutrientes através da alimentação. Se há uma carência, o médico vai orientá-lo em relação a isso. Não uma recomendação para uso de vitamina D e seu uso indiscriminado pode gerar danos", avisou.

Vitamina D com banho de sol

O especialista  explicou que é possível ativar o metabolismo da vitamina D por meio de exposição aos raios do sol.

"Exposição ao raio solar faz parte da ativação do metabolismo da vitamina D. Vamos pegar um paciente idoso que está em condições de confinamento, ele pode ter exposição em um janela, em uma sacada, uma varada. O Brasil tem uma grande exposição aos raios solares. O que é importante dizer é que a vitamina D não é isenta de problemas. A vitamina D, ao contrário de outras vitaminas, como a vitamina C que é hidrossolúvel, ela é eliminada. Se o indivíduo fizer uso de uma quantidade excessiva de vitamina C é eliminada pela urina. Mas isso não acontece com a vitamina D. Não acontece com a vitamina A, D, E e K, que são vitaminas lipossolúveis e podem se acumular no organismo. Então não façam uso indiscriminado de uma vitamina sem a recomendação médica. 


Comentários

Últimas notícias