alimentação saudável

Nutricionista explica como armazenar frutas e verduras por mais tempo no isolamento

Nutricionista Rafael Sá explica como é possível armazenar frutas e vegetais por mais tempo e evitar as idas ao supermercado durante isolamento

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 21/05/2020 às 8:04
Notícia
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Com planejamento é possível reduzir as idas ao supermercado de 15 a 15 dias - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Leitura:

O endurecimento do isolamento social exige maior planejamento na hora fazer as compras essenciais. De acordo com o nutricionista Rafael Sá, as pessoas optam geralmente por produtos industrializados nesse período, mas é possível priorizar uma alimentação com frutas e verduras recorrendo às estratégias de armazenamento em refrigeração.

"Em média frutas e vegetais conseguem ficar armazenados por duas semanas, o que possibilita a ida ao supermercado uma vez a cada 15 dias. Alimentos prontos como frango, carne, arroz, feijão, macarrão podem ser armazenados de três a cinco dias. E assim você se planeja. Dá para ir ao supermercado a cada 15 dias", esclareceu.

Confira o vídeo da TV JC

O profissional explicou também a importância da alimentação natural oferece mais nutrientes, contribui para a saúde e ajuda a melhorar a imunidade.

"Sabemos que com o isolamento social as pessoas estão indo menos no supermercado e estão optando por alimentos mais industrializados, ultraprocessados como também são chamamos. Esses alimentos tem uma estocagem grande, mas muita vezes têm poucos nutrientes como vitaminas, minerais, quantidade de açucares maiores, sal. São alimentos que você deve consumir com mais moderação. Já os alimentos mais naturais como frutas e verduras têm o tempo de estocagem menor e as pessoas estão optando por escolher menos esses alimentos para irem menos vezes ao supermercado. Entretanto esses alimentos são ricos em nutrientes, ajudam a saúde de uma forma geral e pode melhorar nossa imunidade", explicou.

Tempo de armazenamento dos alimentos 

Maçã - 3 semanas na geladeira

Frutas cítricas - 1 a 2 semanas

Banana - 1 mês

Repolho, abobrinha, cebola, batata - 2 semanas

Cenouras - 3 semanas

Brócolis e couve flor - até 12 meses no freezer

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias