SAÚDE

Receitas de sucos funcionais para aumentar consumo de frutas e vegetais na quarentena

Bebidas são ricas em nutrientes, que regulam as diversas funções do organismo, contribuindo com a imunidade e equilíbrio de todo o corpo

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 15/04/2020 às 14:37 | Atualizado em 15/04/2020 às 14:40
DIVULGAÇÃO
frutas. - FOTO: DIVULGAÇÃO

Os sucos funcionais, além de refrescantes, são opção prática que trazem diversos benefícios à saúde. Ricos em nutrientes, regulam as diversas funções do organismo, contribuindo com a imunidade e equilíbrio de todo o corpo, além de auxiliar na diminuição da retenção de líquidos que causam o inchaço. De acordo com a professora do curso de Nutrição da Universidade UNG, Cristiane Botelho, beber um copo pela manhã ou na hora do lanche pode ser bom complemento na quantidade de frutas e vegetais para a alimentação.

>>Ministério da Saúde alerta para uso da Vitamina D contra o coronavírus

>>Coronavírus: nutricionista destaca alimentos ricos em Vitamina D

>>Coronavírus: melhores chás para aliviar a ansiedade durante o isolamento

"O segredo é manter o equilíbrio. Você pode consumi-lo sem exageros. Não precisa incluí-lo em todas as refeições, mas o consumo frequente, em conjunto com uma alimentação equilibrada, só traz benefícios", comenta.

A nutricionista explica ainda que, para melhorar a quantidade de fibras no suco, é indicado incrementar a receita com linhaça, chia, farelo de aveia ou gérmen de trigo. "Para um melhor aproveitamento das fibras, o ideal é não coar o suco na hora de tomar. As fibras são as principais responsáveis por prolongar a sensação de saciedade e controlar a absorção de açúcar no organismo, ou seja, com as fibras, a fome demora um pouco mais para aparecer e o nível de açúcar no sangue é mais controlado. Os sucos ficam uma delícia e cheio de benefícios nutricionais. Crie seus próprios sucos, varie os vegetais e as frutas, faça substituições. O importante é saborear todas as delícias que a natureza nos proporciona", observou.

A profissional aconselhou também a provar os preparos antes de adoçá-los e a consumi-los assim que feitos, para que o organismo possa aproveitar todos os benefícios.

 

SUGESTÕES DE SUCOS FUNCIONAIS

Suco Verde Refrescante

Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 maracujá, 1 maçã (opcional, para adoçar), 1 e 1/2 copo de água gelada.

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Se achar necessário, coe o maracujá batido antes de misturar aos demais ingredientes.

Suco Diurético de Abacaxi

Ingredientes: 2 rodelas de abacaxi, 1/2 xícara de salsinha, 1 pedaço pequeno de gengibre, 1 copo de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Suco colorido

Ingredientes: Suco de 2 laranjas, 2 rodelas de beterraba, 1/2 cenoura, gelo e água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Comentários

Últimas notícias