Retorno seguro para academias

Publicado em 26/07/2020 às 6:00
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
As academias, que tiveram reabertura antecipada, voltaram a receber hoje os alunos com limitação de pessoas no ambiente e higienização dos equipamentos. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Leitura:

A primeira semana de reabertura das academias no Grande Recife foi marcada por pouco movimento e reforço das medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. Muitas academias conseguiram cumprir as regras à risca, mas há estabelecimentos que precisam priorizar mais os cuidados, especialmente na conscientização dos alunos. Afinal, ainda há pessoas que insistem em desrespeitar as regras e tentam treinar sem máscara.

Vale destacar que a retomada das atividades só foi possível por conta da implantação do protocolo do governo de Pernambuco. As medidas são obrigatórias para todos. Para quem ainda não está por dentro, as restrições recaem sobre a redução da capacidade máxima - um aluno para cada 10m² -, uso obrigatório de máscara, limpeza dos ambientes duas ou três vezes ao dia e higienização com álcool em gel dos aparelhos. É necessário a colaboração para que tudo funcione da forma correta e todos se sintam protegidos.

A reportagem do JC visitou algumas estabelecimentos no primeiro dia da retomada das atividades, na última segunda-feira. As academias sinalizaram os espaços com o distanciamento previsto de 1,5m ou 2m entre os equipamentos. Também disponibilizam álcool em gel para uso dos alunos por toda a academia. A comunicação com as medidas também é um ponto importante e que está sendo cumprido. Em alguns casos, a medição da temperatura das pessoas foi uma medida estabelecida na entrada, assim como os tapetes sanitizantes.

Os estabelecimentos estão preocupadas com a manutenção das medidas de segurança, mas há alunos ignorando as consequências da falta de cuidados. Algumas pessoas insistiram em treinar sem a máscara com a justificativa que o equipamento de proteção individual causa desconforto. Vale destacar que as autoridades, além do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), estão fiscalizando a movimentação das academias. O cumprimento das medidas é de extrema importância reduzir o risco de infecção da covid-19 e garantir o avanço da retomada nas próximas semanas.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
As academias, que tiveram reabertura antecipada, voltaram a receber hoje os alunos com limitação de pessoas no ambiente e higienização dos equipamentos. - FOTO:FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias