Aos poucos as atividades físicas e esportivas voltam a ganhar espaço no Recife. Dois dias após a retomada da prática de esportes de praia e aulas funcionais, a secretária-executiva de esportes da Prefeitura, Yane Marques, disse que este era o momento certo para a reabertura dos espaços da cidade. A liberação das novas atividades acontece semanas depois da reabertura de academias e similares, além da prática de esportes individuais como corrida, natação e vela.
"Houve declínio do número de casos da pandemia e isso é algo sustentado há mais de 90 dias. Então com a resposta positiva da população avaliamos como o momento certo para retomar a prática de esportes de praia. Infelizmente ainda há muita triste com as mortes, são muitas perdas. Mas com conscientização social e bom senso acreditamos que este é o momento certo. A população merece esse avanço", comentou a secretária-executiva.
Vale destacar que a retomada está autorizada apenas para esportes de praia como futevôlei, vôlei de praia, beach tennis e BMX. Esportes coletivos ainda não estão permitidos. Atletas profissionais, no entanto, podem treinar. "Os competidores profissionais precisam voltar a treinar, então para eles sim já está liberado", pontuou Yane.
Assim como os esportes de praia, as aulas funcionais também estão liberadas. Assessorias esportivas podem agora oferecer aulas coletivas na praia e no calçadão. "Também analisamos e acreditamos que não há problema para as aulas com até no máximo 10 alunos. Lógico com aquela preocupação de não promover aglomerações. Todos respeitando o distanciamento porque esse encontro para as aulas é também um momento de socializar com os grupos", disse.
É importante lembrar que o uso da máscara é obrigatório no Estado desde junho, quando o governador Paulo Câmara assinou decreto sobre o uso do equipamento de proteção individual. É necessário também manter o distanciamento para evitar aglomerações nos locais públicos.