Fardo carregado pelo CrossFit

Publicado em 06/09/2020 às 2:00
PIXABAY
Lesões no futebol são maiores que no CrossFit - FOTO: PIXABAY
Leitura:

Luana Ponsoni

CrossFit lesiona demais. O problema de uma inverdade, quando repetida muitas vezes, como diz o ditado, é que acaba se tornando verdade. O fato é que o método de treino tem um potencial lesivo, sim, assim como qualquer exercício físico ou esporte. Principalmente feitos por conta própria ou mal-orientados.

E pasmem, o método de treino criado por Grag Glassman provoca lesões similares ao de outros. E bem inferior que o de muitos esportes. E isso não sou eu quem está afirmando. São os estudos.

Um deles foi o brasileiro, conduzido por Jan Willen Cerf, médico ortopedista especialista em medicina do esporte. O trabalho teve publicação na Orthopeadic Jornal of Sports Medicine, uma das revistas científicas mais conceituadas da área. Foi constatado que 31% dos praticantes de CrossFit já sofreram algum tipo de lesão desde que começaram a treinar. E que a estimativa é bem similar a de quem faz corrida, musculação, levantamento de peso olímpico, triatlo e ginástica olímpica.

Já quando a comparação é com o futebol, a paixão nacional ganha de goleada. Um total de 60% dos participantes do estudo disseram já ter se machucado na modalidade, e isso em um ano.

Mas o que fez o CrossFit levar essa fama? Basicamente os praticantes. Essa constatação se apoia em três vertentes. Em inúmeras entrevistas que já fiz com coaches sobre o assunto, estudos científicos, claro, e na minha vivência. Observo condutas de risco todos os dias, sobretudo entre os homens, que têm pressa em fazer movimentos de levantamento de peso olímpico (LPO) com carga. E se tiver uma mulher ao lado subindo um peso considerável...

Como tudo que envolve movimentos corporais mais complexos, algumas técnicas do CrossFit pedem progressão e paciência. Se o indivíduo não tem consciência corporal, precisa conquistar o básico. Se não tem mobilidade articular, o trabalho será dobrado. Subiu carga antes disso? Lesão. E a culpa é do método de treino.

 

PIXABAY
Movimento de CrossFit feito com kettlebell - FOTO:PIXABAY

Comentários

Últimas notícias