ATIVIDADES FÍSICAS

Academias da Cidade retomam atividades gradualmente nesta segunda-feira (14)

O Programa Academia da Cidade (PAC) oferece aulas de ginástica em 42 polos do Recife e terá o retorno das atividades feito em etapas

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 14/09/2020 às 14:59 | Atualizado em 14/09/2020 às 15:03
CORTESIA/PCR
Entre os locais nos quais os estagiários serão lotados está o Programa Academia da Cidade - FOTO: CORTESIA/PCR

Seguindo o planejamento de retomada das atividades em convivência com a pandemia do novo coronavírus, as Academias da Cidade voltaram a funcionar nesta segunda-feira (14), com realização de avaliação física dos alunos. O Programa Academia da Cidade (PAC) oferece aulas de ginástica em 42 polos do Recife e terá o retorno das atividades feito em etapas. Assim como tem sido em todos em os estabelecimentos e atividades que voltam a funcionar em meio à pandemia, nas Academias da Cidades também será necessário obedecer protocolos de higienização e distanciamento social. 

Por causa da pandemia, as aulas presenciais nos 42 polos da Academia da Cidade estavam suspensas desde março.

>> Academias Recife iniciam retomada gradual das atividades a partir desta quinta-feira (3)

>> Profissionais de educação física avaliam mudanças nas academias após reabertura

De acordo com a prefeitura da cidade, a Secretaria de Saúde do Recife, responsável pelo PAC, iniciou a reabertura pelos polos da Praça Miguel de Cervantes (Ilha do Leite, na Área Central do Recife, do Chié (Campo Grande), do Parque da Jaqueira e do Vasco da Gama, na Zona Norte, da Praça da Várzea e da Praça Alfredo Pinto (Areias), na Zona Oeste, de Brasília Teimosa e da Vila dos Milagres, na Zona Sul. 

Nesta primeira semana, os alunos passarão por uma avaliação física, agendada, feita pelos profissionais de Educação Física das Academias da Cidade. As avaliações serão feitas de forma individual, de preferência em algum espaço arejado do polo, para propiciar mais segurança para aluno e professor. A partir da segunda semana de funcionamento de cada polo, haverá o retorno das aulas de ginástica.

As aulas terão duração máxima de 40 minutos, para que as equipes possam organizar o espaço para a turma seguinte, e terão nível de intensidade de leve a moderada. Os alunos só deverão chegar ao local perto do horário de começar a aula que vão frequentar. Alunos e profissionais terão que usar máscara antes, durante e após as atividades.

No início do mês de setembro, a prefeitura retomou as atividades das Academias Recife, espaços públicos com acesso gratuito a equipamentos de musculação com instrutores profissionais. Assim como está sendo feito nas Academias Recife, os polos das Academias da Cidade serão sanitizados diariamente pelas equipes da Vigilância Ambiental.

Pessoas com sintomas da covid-19

Se algum aluno, profissional do PAC ou colaborador estiver com sintomas gripais, como febre, tosse, espirro, moleza no corpo, dor de cabeça, entre outros, será orientado a voltar para casa e acionar o Atende em Casa ou alguma unidade de saúde da Prefeitura do Recife para avaliação. Os alunos que fazem parte do grupo de risco (idosos e pessoas com comorbidades) serão orientados pelos profissionais a permanecer em casa e continuar participando das aulas remotamente (aulas ao vivo e/ou gravadas).

Aulas online

Desde a suspensão das atividades presenciais das Academias da Cidade, os professores do PAC têm disponibilizado no perfil @pacrecife aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem lives que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos também podem ser acessados no site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

A equipe do Programa Academia da Cidade também grava, desde o início da pandemia, conteúdo para o aplicativo Movimenta Recife, em parceria com os profissionais da Secretaria Executiva de Esportes. Em julho, a Prefeitura do Recife entregou mais de 150 tablets aos profissionais do PAC, para melhorar o acompanhamento remoto dos alunos. Somente no ano passado, os mais de 150 profissionais do PAC fizeram mais de 600 mil atendimentos nos 42 polos da Academia da Cidade espalhados pelo Recife - mais de 50 mil atendimentos por mês.

Veja a lista dos polos que retornarão a partir desta segunda-feira (14):

- Polo Miguel de Cervantes - Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite

- Próximo ao Hospital Esperança

- Polo do Chié - Av. Agamenon Magalhães – Bairro de Campo Grande

- Polo do Parque da Jaqueira - Rua do Futuro

- Polo da Praça Pinto Damaso – Avenida Afonso Olindense, Várzea

- Polo da Praça Alfredo Pinto/ Vila das Lavadeiras - Rua Palmares, Areias

- Polo Brasília Teimosa - Av. Brasília Formosa (na orla)

- Polo Um por Todos - Vasco da Gama

- Polo Vila dos Milagres – Ibura

Comentários

Últimas notícias