coluna vida fit

Oito Academias da Cidade retomam atividades esta semana no Grande Recife

Oito polos reabrem para avaliações físicas esta semana no processo de retomada gradual das Academias da Cidade

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 22/09/2020 às 9:07 | Atualizado em 22/09/2020 às 9:35
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Academias da Cidade estão funcionando normalmente - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Leitura:

O Programa Academia da Cidade (PAC) segue o processo de retomada de suas atividades esta semana com a reabertura de oito polos no Recife. A retomada acontece de forma gradual e a expectativa é que até o final de outubro as 42 unidades estejam funcionando de acordo com os protocolos de segurança e combate à covid-19. Nesse primeiro momento os profissionais de educação física farão uma avaliação para autorizar o retorno dos alunos. Na próxima semana, os polos iniciam as aulas presenciais respeitando distanciamento social e uso de máscara obrigatório.

>> Academias da Cidade retomam atividades gradualmente nesta segunda-feira

>> Profissionais de educação física avaliam mudanças nas academias após reabertura

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, explicou a importância de realizar a avaliação física antes da retomada das atividades. "Mais oito polos reabriram para avaliações físicas. Semana passada tivemos oito polos que fizeram avaliações físicas dos usuários inicial. Porque as pessoas estavam em casa ou com pouca atividade física. É importante que esses profissionais façam avaliação, meçam peso, pressão arterial, preencham um questionário e verifiquem se a pessoa está apta a voltar às atividades presenciais", argumentou o secretário.

Nesse primeiro momento as aulas também serão mais curtas, com duração de 40 minutos. Isso porque o número de alunos por aula será reduzido e só assim será possível acolher todos os usuários do programa. Além disso, os professores precisam de um intervalo para fazer a higienização do espaço para voltar a receber novos alunos.

"A cada semana a gente vai reabrindo novos polos. São oito a cada semana, sempre começando com as avaliações físicas e na semana seguinte o retorno das aulas presenciais. De um jeito diferente. Com protocolo de segurança, uso da máscara durante toda a aula e respeitando distanciamento social. As aulas têm que ser mais curtinhas para que a gente tenha mais aulas. No turno da manhã, de duas a três aulas. No turno da tarde e no final da tarde, início da noite, para que mais usuários tenham mais benefícios das aulas na Academia da Cidade", finalizou o secretário.

Marília de Mota tem 74 anos e estava ansiosa para voltar a praticar exercícios nas aulas da Academia da Cidade. "Estou achando espetacular. Aula só presencial porque o negócio é sério. Estou higienizando as mãos, distanciamento e depois acolhimento", comemorou dona Marília.

Sintomas de covid-19

Vale ressalta que as pessoas com sintomas de gripe devem permanecer em casa, em observação. Não será permitido a entrada de usuários com temperatura elevada ou com sintomas como tosse, febre, fadiga, espirro, dor na garganta. A recomendação vale para alunos, colaboradores e professores. 

Polos que retomam suas atividades  

1. Polo da Praça Miguel de Cervantes (Ilha do Leite)
2. Polo Chié (Campo Grande)
3. Parque da Jaqueira
4. Praça da Várzea
5. Praça Alfredo Pinto (Areias)
6. Brasília Teimosa  
7. Vasco da Gama
8. Vila dos Milagres (Ibura)

Aulas online

Desde a suspensão das atividades presenciais das Academias da Cidade, no último mês de março, os professores do PAC têm disponibilizado no perfil @pacrecife aulas de diversas modalidades como práticas corporais, dança do ventre, step, ginástica com objetos, além de fazerem transmissões ao vivo que discutem assuntos relacionados à vida saudável, entrevistas com convidados da área da saúde e atendimentos individuais à distância e reuniões entre as equipes de forma virtual. Os conteúdos também podem ser acessados no site ou aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br).

Comentários

Últimas notícias