Aguenta coração!

Fazer check-up antes de iniciar prática de exercícios físicos é essencial

Setembro Vermelho chama atenção para a saúde do coração

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 02/09/2021 às 7:00 | Atualizado em 02/09/2021 às 7:38
Notícia
X

Quem nunca soube de pessoas que tiveram algum mal-estar numa academia de ginástica? E os casos de pessoas que estavam praticando corrida de rua, por exemplo, e infartaram? Iniciar uma atividade física é algo que muda a rotina e o funcionamento do nosso corpo. Por isso, no mês em se celebra o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), a coluna Vida Fit reforça a necessidade de fazer o bom e velho check-up antes de iniciar uma prática esportiva. 

Voltar a praticar atividades físicas depois de um período de sedentarismo implica riscos reais para qualquer pessoa, e eles são proporcionalmente maiores à medida que a idade avança e na presença de um histórico de problemas de saúde. O alerta também vale para os atletas de fim de semana, como os peladeiros.

Para o fisiologista Cláudio Barnabé, fazer um check-up, especialmente voltado para os cuidados com o coração, permite diagnosticar com precisão o estado físico e nortear cuidados para se usufruir com segurança e alegria de todos os benefícios reconhecidamente proporcionados da prática regular de exercícios. "A avaliação de pré-participação vai de questionários a exames complexos. Tudo tem que ser levado em consideração. Idade, peso, se tem comorbidades, histórico médico da família. Às vezes um paciente jovem tem predisposição à problema de saúde mais grave e você não sabe. De repente começa a fazer um exercício e passa mal. É claro que o risco é maior entre as pessoas mais velhas, mas o alerta é geral", comenta o especialista.

Barnabé explica que aos mau súbitos mais comuns durante as práticas esportivas são sincope vasovagal e hipoglicemia, mas também não se descartam outras situações que podem levar à morte súbita. "Toda vez que a gente vai se submeter a esportes é preciso fazer uma análise clínica. Menos os jovens de 17, 18 anos, mas se tiver parente de primeiro grau com acometimento cardio vascular, é importante averiguar", orienta o fisiologista. O ideal é que esse check-up seja feito antes de começar a treinar e repetido ao menos uma vez por ano, independentemente do seu estilo de vida.

O cuidado com o coração é primordial porque o corpo chega a consumir 90% da sua capacidade cardiovascular total durante a prática de exercícios de alta intensidade, o que pode ser perigoso para pessoas com hipertensão, altos níveis de colesterol e portadores de doenças cardiovasculares. Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apresentam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta.

Exames importantes do check-up cardiológico

Falta de ar, fraqueza, tontura, pernas inchadas, dor no peito e pontas dos dedos azuladas estão entre os principais sinais que indicam a possibilidade de algum comprometimento das funções cardíacas.

Confira abaixo quais são os exames que fazem parte do check-up:

Eletrocardiograma – verifica alterações no funcionamento do coração, identificando problemas como arritmias ou princípio de infarto.

Ecocardiograma – ultrassom que ajuda a diagnosticar patologias como sopros cardíacos, pericardites, endocardite infecciosa, cardiopatias congênitas e doenças valvulares, entre outras.

Exames de sangue – para acompanhamento das taxas de glicemia, colesterol, triglicérides, troponina, creatinina, sódio, potássio, ureia, CPK e CK-MB.

Teste de esteira – avalia como o coração responde ao esforço físico.

Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) – fornece dados precisos com o monitoramento da pressão arterial por 24 horas.

Holter – checa alterações no ritmo cardíaco por meio de eletrodos, durante 24 horas.

Tags

Autor