Bem-estar

Yoga, Osteopatia, Quiropraxia: procura por terapias integrativas cresce na pandemia

Algumas das terapias integrativas são usadas na recuperação do corpo após a atividade física

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 28/10/2021 às 19:36 | Atualizado em 29/10/2021 às 16:52
Notícia
X

Acupuntura, Yoga, Reiki, Homeopatia, Osteopatia. Essas práticas estão na boca do povo. As chamadas terapias alternativas, ou integrativas, ganharam força na pandemia da covid-19, seja para o bem-estar do corpo ou da mente. Mas essas são apenas as mais "famosas", a lista é grande e conta com outras práticas como fitoterapia, florais, constelação familiar e muitas outras.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, mais da metade da população brasileira recorreu, em 2020, às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em 2020. Entre as mais buscadas estão acupuntura (7,8%) e a utilização de técnicas ventosaterapia.

Freepik/banco de imagens
Acupuntura - Freepik/banco de imagens

Boa parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas, tratados por profissionais diferentes. A essa visão do todo é dado o nome de visão holística. Vale ressaltar, porém, que as terapias alternativas funcionam bem quando associadas à fisioterapia tradicional, as duas ciências estão interligadas pelos objetivos em comum de tratamento, prevenção, equilíbrio e manutenção da saúde, muito procuradas entre os pacientes.

Segundo a terapeuta holística e empresária à frente do Espaço Lev Bem Estar, Virgínia Carvalho, no Recife, as terapias integrativas trazem esse alívio imediato "justamente por entenderem corpo e mente como um conjunto". "Essas terapias nos expandem a consciência e nos permitem entender que cuidar da saúde está para além do corpo físico. A ciência do terceiro milênio já entende essa necessidade e vem expandindo cada vez mais o acesso". O espaço conta com 40 serviços num geral, entre eles, quinze são especificamente voltados para o aspecto holístico, atuam diretamente nas doenças emocionais e não possuem contraindicação, sendo utilizados inclusive em crianças. Os principais são Reiki, Constelação familiar, Acupuntura e Yoga.

Divulgação/Lev Bem Estar
Terapias holísticas tratam o corpo como um todo - Divulgação/Lev Bem Estar

Para quem é atleta, não é raro o uso das terapias integrativas, geralmente de advindas da medicina chinesa, para liberação de pontos de tensão. Como a carga de treinamento é muito intensa, os atletas precisam também de momentos de relaxamento, e aí a escolha das terapias pode variar. As mais comuns entre os praticantes de exercícios físicos são Ventosaterapia, Acupuntura, Quiropraxia e Osteopatia.

No Brasil, a medicina tradicional chinesa é regulamentada por meio da Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, de número 21 de 2014. Além da Portaria GM/MS 971, de 3 de maio de 2006, sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), do Ministério da Saúde, respaldado pelas diretrizes da OMS.

A melhor forma de descobrir qual terapia integrativa está disponível gratuitamente na sua comunidade, é perguntando no posto de saúde. Atualmente são ofertadas as seguintes terapias integrativas pelo SUS:

1. Yoga
2. Reiki
3. Florais
4. Fitoterapia
5. Acupuntura
6. Homeopatia
7. Geoterapia
8. Ayurveda
9. Antroposofia
10. Naturopatia
11. Cromoterapia
12. Termalismo
13. Arteterapia
14. Osteopatia
15. Quiropraxia
16. Dança circular
17. Biodança
18. Reflexoterapia
19. Apiterapia
20. Meditação
21. Shantala
22. Bioenergética
23. Constelação familiar
24. Hipnoterapia
25. Imposição de mãos

Existem ainda outras terapias integrativas já bastante difundidas no Brasil, mas que ainda não estão no Sistema Único de Saúde, como:

1. Mindfullness
2. Aromaterapia
3. Barras de Acces / acces consciousness
4. Thetahealing
5. Terapia com Pedras Quentes, Frias, Cristais e Argila
6. Radiestesia
7. Massagem

Tags

Autor