Namastê!

Yoga promove benefícios para concentração das crianças; entenda

Aulas de yoga para crianças devem conter elementos lúdicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 31/07/2021 às 8:00
Notícia
X

O período letivo das crianças está de volta e praticar yoga pode ser um grande aliado para ajudar os pequenos no quesito concentração. Pesquisa de uma universidade na Rússia mostrou, por exemplo, que as crianças que fazem exercícios de respiração, como os que são propostos pelo yoga, têm uma redução nos sintomas do défict de atenção com hiperatividade (TDAH).

Com mais de 5 milhões de praticantes no Brasil, o yoga pode ajudar a combater o estresse nos pequenos que têm uma rotina intensa com aulas extracurriculares, pratica de esportes e muito mais. Por isso a prática milenar pode ser uma grande aliada, oferecendo um momento de concentração, autoconhecimento e domínio do próprio corpo.

Para crianças, a prática pode ser realizada de uma a três vezes na semana, com duração de 40 a 60 minutos. Além de ser um excelente exercício físico, para os pequenos traz inúmeros benefícios

- melhora da flexibilidade;
- aumento da força física;
- maior coordenação motora;
- consciência corporal;
- concentração;
- melhoria na respiração;
- sensação de calma;
- relaxamento do corpo e da mente;
- ampliação do relacionamento da criança com o universo;
- conexão com a natureza e os animais, já que os movimentos são inspirados no meio ambiente.

De acordo com publicação do portal primeirainfancia.org.br, as primeiras aulas de yoga podem ser apresentadas a crianças a partir de 3 anos. No entanto, diferentemente da atividade voltada para adultos, o yoga para crianças precisa assumir um papel mais lúdico, estimulando os pequenos de maneira divertida e agradável. Ou seja, é um yoga diferente do que se está acostumado a ver em praças e parques, por exemplo.

As aulas de yoga voltadas para as crianças devem incluir incluir sons de animais nos movimentos; utilizar instrumentos musicais; trabalhar com contação de histórias; brincar com desenhos que remetam à prática e  colocar música durante a atividade. Assim o momento fica mais lúdico e atrativo.

 

Tags

Autor