pandemia

Coronavírus: melhores chás para ajudar a aliviar a ansiedade no isolamento

Chás são aliados no combate à ansiedade durante o isolamento social

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 06/04/2020 às 12:31 | Atualizado em 06/04/2020 às 13:43
PIXABAY/DIVULGAÇÃO
Chás são aliados no combate à ansiedade - FOTO: PIXABAY/DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - DIVULGAÇÃO

O isolamento social, melhor estratégia de combate ao coronavírus, pode afetar a saúde mental da população por conta da presença frequente do medo e insegurança. Para reduzir o desconforto, o consumo de chás como camomila, erva-doce e hortelã auxilia o controle da ansiedade e estresse durante a quarentena. Por isso, a prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lembra algumas práticas podem ser aplicadas em casa.

>> Coronavírus: não é recomendado o consumo de vitamina C no tratamento

>> Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade

>> Coronavírus: entenda como a vitamina D atua na prevenção da covid-19

Chás recomendados

- Camomila

- Erva-doce

- Hortelã

- Alecrim

- Capim santo

Vale destacar que plantas medicinais como a camomila, erva-doce, hortelã, alecrim e capim santo podem ser cultivadas em jardins ou em vasos no apartamento. De acordo com a arte-educadora Silvana Coutinho, as plantas possuem um importante papel no processo terapêutico.

"As plantas conseguem exercer essa função de captar as energias do nosso corpo. O cultivo é simples e, além de proporcionar hábitos mais saudáveis, quem tem uma horta medicinal em casa cria um espaço verde no lar e trabalha a mente por meio do envolvimento com a natureza. A prática de mexer nas plantas, regar, cuidar e observar o ciclo da vida nos traz uma sensação de bem-estar. É possível utilizar plantas, ervas e temperos encontrados em casa", explicou a especialista.

 

Na alimentação saudável

Alecrim, manjericão, hortelã e sálvia, estão presentes na alimentação e podem ser utilizadas durante o isolamento, especialmente por quem está trabalhando no sistema de home office. Nesse caso, o alecrim pode estimular a memória. A canela é outra opção de consumo. O ingrediente tem a capacidade de aumentar a atividade do cérebro. Os chás ideais para acalmar a sensação de ansiedade são os feitos por infusão de camomila, melissa, erva-cidreira ou folhas de maracujá.

Usado tradicionalmente para temperar feijão, o louro tem propriedade digestiva. Já a casca de laranja pode ser usada em chá para aumentar a imunidade. "Quando você se dedica ao cuidado com as plantas no dia a dia, você também está distraindo e relaxando a mente", relata a arte-educadora.

DIVULGAÇÃO
SELO PATROCINADO UNINASSAU - FOTO:DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias