Comportamento

Assistir TV ou mexer no celular durante a refeição engorda; entenda a relação

Você lembra tudo que comeu no seu dia? Não? Estão estava distraído

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 17/11/2021 às 18:55 | Atualizado em 17/11/2021 às 18:56
Notícia
X

É fato comprovado por estudos científicos que comer diante de uma distração prejudica a identificação da saciedade durante uma refeição. Logo, o hábito de se alimentar diante da televisão, assistindo vídeos no celular, ou mesmo diante do computador enquanto trabalha engorda. Profissionais de nutrição afirmam que tais equipamentos eletrônicos nos distraem e acabamos comendo mais do que seria o ideal.

Numa pesquisa feita com 62 pessoas, estudiosos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ligados ao Departamento de Ciências da Saúde, identificaram que fazer as refeições se distraindo com a tecnologia pode fazer com quem você coma 15% a mais de calorias do que o necessário. No estudo foram avaliados os níveis de estresse, desempenho e frequência mastigatórios, deglutição, sexo, quantidade de calorias ingeridas e Índice de Massa Corporal (IMC).

Com isso, para os nutricionistas, as refeições devem ser realizadas em lugares calmos e mais... os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.

Cientificamente, a interação entre o estômago e o cérebro é realizada através de hormônios, mas muitos outros sinais participal dessa comunicação, como é o caso da visão e o processo de mastigação. Assim, todos esses fatores precisam trabalhar em conjunto para que nosso organismo defina o tempo de saciedade e o momento de parar de comer.

Quem nunca foi ao cinema e comeu um balde pipoca, com 1.200 calorias, e nem percebeu? É o mesmo princípio da distração. Outro sinal da distração é simplesmente não lembrar o que comeu durante o dia. Além disso, uma refeição à mesa, com a família reunida, é cada vez mais rara, o que reforça que estamos nos distraindo durante nossa alimentação. E quem come mais do que precisa engorda.

Tags

Autor