Hipertrofia

Parou de treinar? Saiba em quanto tempo você perde condicionamento físico

Em pouquíssimo tempo já são notadas perdas nos condicionamento de força e cardiorrespiratório

Marília Banholzer
Marília Banholzer
Publicado em 11/11/2021 às 22:40
BANCO DE IMAGEM FREEPIK
É LUTA Especialista revela que quanto mais bem condicionado, mais rápida a perda de condicionamento físico - FOTO: BANCO DE IMAGEM FREEPIK
Leitura:

Viagem a trabalho, doença, férias em família, quarentena na pandemia, ou preguicinha mesmo. Tanto faz. Vários fatores podem fazer uma pessoa que gosta de praticar exercícios ser levada a fazer uma pausa da rotina de atividades físicas. A má notícia é que rapidamente os resultados construídos com empenho, suor e 'lágrimas' podem começar a se perder em apenas uma semana. A parte boa é que o processo de recuperação pode ser mais fácil do que no início dos treinos.

Para falar sobre as perdas, é preciso dividir em duas partes: força (muscular) e resistência (cardiorrespiratório). No caso da hipertrofia muscular, o preparador físico Fábio Nunes, especialista em Biomecânica, Treinamento Esportivo e Medicina do Esporte, conta que há estudos apontando o prazo de sete dias para o indivíduo notar a perda de força e definição muscular. Já no caso da resistência cardiorrespiratória, estima-se que os primeiros sinais de perda comecem a ser mais perceptíveis a partir de dez dias de sedentarismo.

"Na questão da hipertrofia muscular, a perda acontece de uma semana a quinze dias. Nesse período, o indivíduo tem um decréscimo de massa de 5 a 7%. Já na resistência, basta um prazo de dez a quinze dias para sentir uma perda de 10 a 12% do cardio", ressalta Fábio Nunes.

O especialista pontua uma curiosidade: quanto mais bem condicionado, mais rápida a perda de condicionamento físico (muscular e cardiorrespiratório). Segundo Fábio, os estudos apontam como causa a aceleração do metabolismo de quem já tem um bom preparo físico.

"É o conceito do 'tudo que você não utiliza, você perde'. Esse processo é mais acentuado em indivíduos treinados, porque tem um metabolismo um pouco mais acelerado do que as demais pessoas que não treinam. Por outro lado, na retomada o processo de recuperação é mais rápido entre as pessoas que já têm o hábito do exercício físico", explica o preparador físico.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Jogador exibiu o corpo durante comemoração de gol, em resposta à críticas de que ele estaria "fora de forma". - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A mesma justificativa é usada para analisar que, na questão gênero, os homens também sentem a redução do preparo físico mais acentuada do que as mulheres quando dão uma pausa na rotina de exercícios. Mas qual o motivo para perder o que se conquistou com tanto esforço? Segundo Fábio Nunes, é uma questão de associação de diversos fatores. "Se eu não estimulo a musculatura, eu não tenho a produção de hormônios que estimulam a manutenção desses músculos".

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
O jogador Neymar foi criticado ao se apresentar "fora de forma" na Seleção; dias depois já havia recuperado a boa forma física - FOTO:ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias