Emagrece e fortalece os músculos: veja os 6 benefícios da natação

Os benefícios da natação para a saúde são diversos. Entre eles, está o emagrecimento e o fortalecimento muscular. Veja mais sobre as vantagens abaixo!

Publicado em 03/07/2024 às 19:24

A natação é amplamente reconhecida como uma das atividades físicas mais completas e benéficas para a saúde.

Praticada tanto como esporte de alto rendimento quanto como atividade de lazer, essa modalidade se destaca por proporcionar inúmeros benefícios ao corpo e à mente.

Além de ser uma excelente opção para quem busca perder peso e tonificar os músculos, o esporte oferece vantagens significativas para a postura, a flexibilidade e a saúde das articulações.

Benefícios da natação

Em entrevista ao Portal SportLife, a educadora física Luciana Soares Netto destacou as seguintes vantagens de praticar o nado:

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

1. Contribui para o emagrecimento

Esta é uma atividade aeróbica intensa que promove uma queima calórica eficiente. Durante uma sessão de uma hora, é possível queimar entre 500 e 700 calorias, dependendo da intensidade do treino e do estilo de nado praticado.

Além da queima calórica, também auxilia na aceleração do metabolismo. Isso ocorre porque, durante a prática, o corpo trabalha para manter a temperatura adequada em um ambiente aquático, o que aumenta a demanda energética mesmo após o término do exercício.

2. Garante fortalecimento muscular

Também trabalha de forma equilibrada todos os principais grupos musculares do corpo. Cada estilo de nado – crawl, costas, peito e borboleta – envolve diferentes conjuntos de músculos, promovendo um desenvolvimento muscular harmonioso e equilibrado.

A resistência da água cria um ambiente de baixo impacto que desafia os músculos de maneira única. 

3. Fortalece as articulações

Uma das maiores vantagens deste exercício é seu baixo impacto nas articulações. A água sustenta o peso do corpo, reduzindo o estresse sobre as articulações e minimizando o risco de lesões.

“Por ser uma atividade que reduz a ação da gravidade sobre o praticante, a natação não causa impacto articular e ainda pode auxiliar no tratamento de lesões”, explica a profissional de educação física Luciana.

4. É indicada para a maioria das pessoas

Luciana ainda ressalta que é uma atividade acessível para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Desde crianças até idosos, todos podem se beneficiar da prática regular da natação. A água proporciona um ambiente seguro e controlado que pode ser ajustado para atender às necessidades individuais.

Para pessoas com condições especiais, como obesidade, artrite ou deficiências físicas, a natação oferece uma maneira segura e eficaz de se exercitar.

5. Melhora a postura

A natação exige que os nadadores mantenham uma postura adequada para nadar de forma eficiente.

Este foco na postura correta durante a prática ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal e a corrigir problemas posturais, tanto dentro quanto fora da piscina.

Os movimentos de natação trabalham intensamente o core, incluindo os músculos do abdômen e das costas.

Algumas técnicas são tão funcionais quanto os próprios exercícios abdominais, o que é ótimo para quem quer definir a barriga.

6. Traz mais flexibilidade ao corpo

Os movimentos amplos e variados necessários para nadar ajudam a aumentar a flexibilidade do corpo.

Cada braçada e pernada estica e alonga os músculos, promovendo uma maior amplitude de movimento e flexibilidade geral.

VEJA TAMBÉM:

A natação também incorpora elementos de alongamento dinâmico, o que significa que os músculos são alongados durante o movimento ativo. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor