13 esportes olímpicos beneficiados pela prática de Pilates
Fazer pilates regularmente pode ajudar no desempenho dos atletas em diversas modalidades esportivas e também auxilia na prevenção de lesões
A prática regular de pilates pode melhorar o desempenho dos atletas em diversas modalidades esportivas, além de proporcionar outros benefícios para o corpo.
Competir nos Jogos Olímpicos exige muito preparo físico e psicológico. A flexibilidade é essencial para um bom desempenho e melhores resultados.
Quais são os benefícios do pilates para atletas?
De acordo com a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates Josi Araújo, os atletas olímpicos podem se beneficiar do pilates porque o método auxilia no fortalecimento dos músculos aumentando a flexibilidade.
"Além disso, também podemos enfatizar o fortalecimento do core, que inclui os músculos abdominais, dorsais e pélvicos. Um core forte melhora a estabilidade, o equilíbrio e a eficiência dos movimentos atléticos. Beneficia também a prevenção de lesões, pois o foco do pilates na força muscular equilibrada e na flexibilidade ajuda a reduzir o risco de lesões, pois fortalece os músculos de suporte e melhora a estabilidade articular", destaca.
O pilates tem a capacidade de ajudar a melhorar a consciência corporal e o controle neuromuscular, permitindo que os atletas tenham movimentos mais precisos e firmes. A prática também evita lesões e ajuda na recuperação.
Esportes olímpicos beneficiados pelo Pilates
Confira a seguir algumas das principais modalidades esportivas que mais têm a ver com a prática de pilates:
1. Ginástica artística
A ginástica artística pede muita flexibilidade, força do core e controle corporal. Tudo isso pode ser aprimorado com ajuda do pilates.
2. Dança
Quem faz dança pode se beneficiar do pilates ao melhorar sua flexibilidade, fortalecer o core e controlar melhor a postura.
3. Atletismo
Corredores, saltadores e lançadores podem aproveitar os benefícios do pilates para fortalecer o core, melhorar a postura e prevenir lesões.
4. Natação
Os nadadores desenvolvem mais força do core e alinhamento corporal com a ajuda do pilates, importante para prevenção de lesões nos ombros e o desempenho.
5. Ciclismo
Ciclistas obtêm benefícios importantes do pilates, como maior estabilidade do core e força nas costas, o que auxilia na manutenção de uma postura eficiente, além de reduzir fadiga e o risco de lesões.
6. Tênis
O pilates contribui para o aumento da força do core, flexibilidade e equilíbrio, fundamentais para executar movimentos rápidos.
7. Golfe
Mais força do core, flexibilidade e equilíbrio são algumas das vantagens que o pilates oferece para quem pratica essa modalidade.
8. Esportes de combate
A força do core, flexibilidade e controle corporal são essenciais para melhorar a eficácia nesse tipo de esporte.
9. Esqui
O pilates ajuda a melhorar o equilíbrio, a força do core e a flexibilidade, fatores cruciais para estabilidade e o controle.
10. Basquete e vôlei
Os atletas se beneficiam com força do core, agilidade e controle do corpo, além de prevenção de lesões nas articulações.
11. Remo
Remadores podem melhorar a eficiência dos movimentos e prevenir lesões nas costas graças à força do core e flexibilidade do pilates.
12. Corrida
Pilates fornece mais alinhamento corporal, força do core e flexibilidade importantes para uma boa eficiência.
13. Futebol
A força do core e a estabilidade são vitais para executar movimentos rápidos e mudanças de direção, além de ajudar na prevenção de lesões nas articulações.
Exercícios que contribuem para estabilidade
A professora Josi Araújo lista algumas sugestões para ajudar no fortalecimento do core, a estabilização das articulações e a melhora da resistência muscular.
Confira a seguir:
1. Prancha
Deite-se de bruços no chão, apoiando-se nos antebraços e na ponta dos pés. Mantenha os cotovelos alinhados aos ombros e os pés juntos. Levante o corpo, formando uma linha reta dos pés à cabeça. Contraia o abdômen e os glúteos.
Mantenha a posição por mais tempo que conseguir, sem arquear as costas ou levantar o bumbum. Respire de forma lenta e profunda. Comece com 30 segundos.
2. Hundred
Deite de costas, joelhos flexionados e pés no chão.
Braços ao longo do corpo. Levante a cabeça e ombros levemente, contraia o abdômen. Bombeie os braços para cima e para baixo enquanto impulsiona as pernas para cima e para baixo, contando até 100.
3. Swimming
Deite-se de bruços no chão, com as pernas estendidas e os pés juntos. Os braços devem estar estendidos à frente, com as palmas das mãos voltadas para baixo.
Levante simultaneamente o braço direito e a perna esquerda, enquanto o braço esquerdo e a perna direita permanecem no chão. Retorne à posição inicial e repita o movimento, alternando os braços e as pernas.
Com informações de Gabriela Andrade
Confira também: Veja quatro exercícios de pilates para praticar em casa
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”