Exercício RDL: veja para que serve e como fazer corretamente o levantamento terra romano
Saiba para que é indicado e como executar corretamente o Romain Deadlift, o famoso RDL. Veja dicas para prevenir lesões e alcançar resultados

O Romain Deadlift, mais conhecido como RDL ou agachamento terra romano, é importante pois proporciona uma forte ativação do glúteo máximo ao projetar o quadril posteriormente.
Mas sem saber, muitas pessoas geram sérios desequilíbrios musculares entre a cadeia anterior e posterior (a cadeia posterior é composta pelos músculos que estão atrás do corpo – isquiotibiais, glúteos, costas, etc).
Os exercícios mais comuns para pernas – agachamento e leg press, por exemplo – trabalham mais o quadríceps, consequentemente, focam mais na cadeia anterior. E não, adicionar a cadeira flexora ao treino não é suficiente para trabalhar a cadeia posterior.
Esses desequilíbrios podem causar sérios efeitos negativos, desde lesões nos isquiotibiais até dores nos joelhos. Além disso, desenvolver apenas o quadríceps é como treinar bíceps e negligenciar o tríceps. Saiba como executar corretamente o exercício, de acordo com o portal Hipertrofia.
SAIBA OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS
Como resolver?
Conheça o levantamento terra romeno, um movimento capaz de atingir a lombar, isquiotibiais e glúteos, equilibrando a cadeia posterior com a anterior.
Independentemente de você ser um atleta profissional em busca de funcionalidade ou uma pessoa comum, essa variação do levantamento terra só vai potencializar seus resultados na academia.
Como executar o levantamento terra romeno
O terra romeno é uma variação do terra comum e, apesar de ser muito parecido com o stiff, não é o mesmo exercício. Muitas pessoas fazem o levantamento terra romeno pensando que estão fazendo o stiff.
No stiff, as pernas permanecem retas a maior parte do tempo, fazendo com que as costas fiquem arqueadas na porção final do exercício.
No levantamento terra romeno, as costas devem permanecer retas durante todo o exercício, com uma leve flexão dos joelhos enquanto as canelas ficam na vertical. Desça a barra até onde sua flexibilidade permitir.
Você deve estar se perguntando se vale a pena tanta confusão para fazer um exercício quase igual ao terra comum ou stiff, mas isso seria o mesmo que descartar o supino inclinado por ser “idêntico” ao reto.
Portanto, inclua o levantamento terra romeno em seu treino e veja como seu corpo responde; as chances de você gostar dos resultados são grandes.