Exercícios mais recomendados para acabar com a flacidez dos braços em mulheres
Para combater a flacidez dos braços e deixá-los mais firmes, é preciso adotar uma rotina de exercícios direcionados e bons hábitos

A flacidez nos braços é uma preocupação comum, principalmente entre muitas mulheres, devido à pressão estética, especialmente com o avanço da idade e a perda de elasticidade da pele.
Para aquelas que buscam uma aparência mais firme e tonificada, é essencial adotar uma rotina de exercícios focada na musculatura dos braços.
Segundo a professora de educação física Alessandra Dias, em entrevista ao Terra, "comparado com os homens, nós, mulheres, temos baixos níveis de testosterona, que é o hormônio diretamente associado à hipertrofia muscular".
Por isso, de acordo com a professora, a definição dos membros superiores em mulheres requer treinamento com frequência e com carga bastante elevada.
Além da prática regular de exercícios, a alimentação adequada e cuidados com a pele desempenham papéis cruciais na luta contra a flacidez.
3 exercícios para combater a flacidez do braço feminino
Vamos ver uma seleção com os melhores exercícios para fortalecer e tonificar os músculos dos braços, baseando-nos nas recomendações da professora.

1. Supino
O supino é um exercício clássico e eficiente para trabalhar a musculatura dos braços, especialmente o tríceps e os peitorais. Este exercício ajuda a aumentar a força e a definição dos músculos superiores, promovendo uma aparência mais firme.
Como fazer
- Deite-se em um banco plano com os pés firmemente apoiados no chão.
- Segure a barra com as mãos um pouco mais largas que a largura dos ombros.
- Abaixe a barra lentamente até o peito e depois empurre-a para cima até que os braços estejam estendidos.
De acordo com Alessandra Dias, "o treino de membros superiores enrijece e tonifica a musculatura, ajuda a reduzir o músculo do tchauzinho, deixando o tríceps mais forte e definido."
Incluir o supino na rotina pode ser uma ótima maneira de alcançar esses objetivos, proporcionando um contorno mais firme e definido para os braços.
2. Remada fechada
A remada fechada é excelente para fortalecer a parte posterior dos braços e melhorar a definição dos tríceps. Este exercício contribui para uma aparência mais tonificada e reduz a flacidez na parte superior dos braços.
Como fazer
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros e segure a barra com as mãos na largura dos ombros.
- Incline o tronco para frente, mantendo as costas retas e os joelhos levemente dobrados.
- Puxe a barra em direção ao abdômen, mantendo os cotovelos próximos ao corpo.
- Retorne lentamente à posição inicial.
Além de fortalecer a parte superior das costas e os tríceps, a remada fechada ajuda a tonificar os braços e melhorar a postura.
Alessandra Dias destaca que "o treino de membros superiores diminui as gorduras localizadas, que incomodam algumas mulheres, e melhora a funcionalidade dos braços para tarefas do dia a dia."

3. Elevação lateral
A elevação lateral é fundamental para trabalhar os músculos dos ombros e dos tríceps. Este exercício contribui para uma definição mais apurada e melhora a firmeza dos braços.
Como fazer
- Fique em pé com os pés na largura dos ombros e segure um par de halteres ao lado do corpo.
- Com os braços levemente dobrados, levante os halteres lateralmente até a altura dos ombros.
- Abaixe-os lentamente até a posição inicial.
A elevação lateral ajuda a fortalecer os músculos dos ombros e a melhorar a definição dos tríceps. A prática regular deste exercício pode resultar em braços mais tonificados e uma postura melhor, alinhando-se aos objetivos.