Pandemia

Por conta do coronavírus, Lady Gaga e outros artistas adiam lançamento de álbuns; saiba quais

Gravadoras tentam encontrar soluções para não aprofundar a crise no setor

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 02/04/2020 às 16:46
Foto: Instagram/@ladygaga/Reprodução
'Stupid Love' estará no esperado sexto álbum da cantora - FOTO: Foto: Instagram/@ladygaga/Reprodução

Assim como as outras indústrias, a cultural tem tentado se adaptar às rápidas mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus. No cinema, as estreias foram canceladas, com os estúdios cogitando divulgar alguns filmes direto para o streaming. Na música, artistas e gravadoras também buscam soluções para não prejudicar ainda mais um mercado que já sofria com diminuição nas vendas e dependia cada vez mais da renda dos shows. Por isso, muitos nomes do primeiro escalão optaram por adiar o lançamento de seus novos trabalhos por tempo indeterminado.

>> Em 'Future Nostalgia', Dua Lipa entrega pop vibrante e potente; leia a crítica

>> Em 'Letrux Aos Prantos', Letícia Novaes canta a potência das lágrimas

>> Confira editoras que disponibilizaram download gratuito de livros para ajudar nesta quarentena

>> Coronavírus: grupos de teatro disponibilizam peças online

Lady Gaga, por exemplo, lançaria seu aguardado disco Chromatica no próximo dia 10 de abril. A estadunidense já havia divulgado a música Stupid Love, um retorno ao electropop após as baladas da trilha de Nasce Uma Estrela (2018) e do country de Joanne (2016), mas optou por suspender a divulgação do trabalho até que a situação se normalize.

>> Lady Gaga retorna ao pop com lançamento do single 'Stupid Love' e vídeo

Através do Instagram, a cantora disse que a decisão foi difícil e que, apesar de acreditar no poder da arte de trazer alegria em tempos de crise, não “parecia certo” lançar o álbum em meio à pandemia. Gaga afirmou ainda que este é um momento de focar em buscar soluções para o novo coronavírus e focar na saúde de todos, além de garantir que os mais vulneráveis tenham apoio durante o período. A artista garantiu aos fãs que irá lançar Chromatica ainda este ano e que também sairá em turnê.

>> Coronavírus: Sam Smith anuncia adiamento e mudança de título de álbum

>> Sam Smith se revela não-binário: 'Não sou macho ou fêmea'

O cantor Sam Smith também optou por não divulgar seu terceiro álbum até que a pandemia esteja solucionada. To Die For chegaria às lojas dia 1º de maio, mas o britânico informou que além de não lançar na data, também mudaria o título do disco, que em português significa “por quem morrer”, e gravaria novas canções. Ele já havia compartilhados algumas faixas do trabalho, como os sucessos Dancing With a Stranger, How do You Sleep? e a canção que dava nome ao projeto.

A cantora Kehlani, o grupo CNCO, Liam Gallagher e o trio Haim também estão entre os artistas internacionais que engavetaram, por hora, seus novos álbuns.

Do Brasil, o rapper Baco Exu do Blues suspendeu a chegada de Bacanal, sucessor do aclamado Bluesman (2018). Em contrapartida, divulgou nas plataformas de streaming o EP Não Tem Bacanal na Quarentena, gravado durante a pandemia.

>> Baco Exu do Blues lança trabalho gravado em quarentena

“Preferi não lançar meu álbum do ano em meio à pandemia, mas senti uma vontade imensa de produzir algo e soltar logo. Acho que o público merece música neste momento tão triste, além do que eu tenho tido tanta coisa a dizer”, afirmou o artista.

NA CONTRAMÃO

Contrariando a vontade de sua gravadora, a americana Fiona Apple anunciou a chegada de Fetch the Bolt Cutters para o dia 17 de abril. Reclusa, ela fez poucos shows e deu poucas entrevistas desde o lançamento de seu quinto disco The Idler Wheel Is Wiser… (2012).

Outros lançamentos também estão programados para chegar nas próximas semanas. Até o fechamento desta matéria, estavam mantidas as datas para divulgação de artistas como The Stokes (10 de abril), Alanis Morissette e Dixie Chicks (1º de maio), Hayley Williams (8 de maio), Bon Jovi, Weezer e Alicia Keys (15 de maio), entre outros.

Entre os artistas internacionais que ainda não fecharam as datas, mas que divulgarão trabalhos ainda este ano estão Janet Jackson, Katy Perry, Lana Del Rey, Normani e Cardi B, só para citar alguns.

Comentários

Últimas notícias