Lives

Cinema da Fundação transmite lives com cineastas e profissionais do audiovisual

Projeto 'Cinema Convida' realiza semanalmente lives no Instagram do equipamento, convidando cineastas e profissionais ligados ao cinema

João Rêgo
Cadastrado por
João Rêgo
Publicado em 07/05/2020 às 13:01 | Atualizado em 07/05/2020 às 18:47
Aline Arruda/Reprodução
Camilo Cavalcante no 6th Paulinia Film Festival - FOTO: Aline Arruda/Reprodução

Enquanto estamos em quarentena contra a disseminação do coronavírus, equipamentos culturais do Recife vêm se movimentando nas redes sociais para levar conteúdo até as nossas casas. Um deles é o Cinema da Fundação, que inicia nesta sexta-feira (08) o projeto Cinema Convida – realizando semanalmente transmissões de lives através do Instagram (@cinemadafundacao).

Os convidados serão cineastas e profissionais do audiovisual, seja no setor de produção ou distribuição. Durante a live, realizada nas sextas, sempre às 19h, eles conversarão com um entrevistador e o público sobre suas áreas de atuação.

Leia também: Cinemateca Pernambucana oferece catálogo online e gratuito de filmes pernambucanos

Leia também: Cinema pernambucano é sucesso também em curso da UFPE

O primeiro Cinema Convida será com o cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, responsável por obras como A História da Eternidade (2014) e Beco (2019). O longa-metragem teve sua estreia adiada em razão da pandemia. 

Ernesto Barros, crítico de cinema e curador do Cinema da Fundação, é quem irá conversar com o diretor sobre o impacto da crise do coronavírus no lançamento do novo filme e os sucessos da sua filmografia.

A História da Eternidade, estrelado por nomes como Irandhir Santos e Marcélia Cartaxo, é o filme com mais acessos na plataforma digital da Cinemateca Pernambucana, além de ter se tornado um clássico instantâneo do cinema feito no estado.

Arthouse/Divulgação
A História da Eternidade (2014) é um dos filmes disponíveis no acervo - Arthouse/Divulgação
Foto: Reprodução
O filme conta com nomes como Sonia Braga, Silvero Pereira, Karine Teles, Rubens Santos e Lia de Itamaracá - Foto: Reprodução
Divulgação
Filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles foi premiado em Cannes - Divulgação
Divulgação
Piedade tem cenas fortes entre o ator e Matheus Nachtergaele - Divulgação
Flavio Gusmão/Divulgação
Terceira edição do Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife terá sessões de outros curtas e longas-metragens, debate, show e masterclass - Flavio Gusmão/Divulgação
Imovision/Divulgação
Filme do pernambucano Gabriel Mascaro estreia em janeiro de 2016 - Imovision/Divulgação

“Trata-se de uma oportunidade para nosso público conhecer um pouco mais os bastidores cinematográficos, podendo, inclusive, interagir com nossos convidados com perguntas e mensagens durante toda a transmissão das conversas", explica Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana.

"Essa é mais uma ação de manter contato com nosso público nesse período de quarentena e fechamento das salas do Cinema da Fundação”.

A live será transmitida tanto no Instagram do Cinema da Fundação, como no da Fundação Joaquim Nabuco (@fundajoficial).

O projeto é mais uma iniciativa do equipamento, que junto com a Cinemateca Pernambucana dispõe de um extenso catálogo online e gratuito de filmes produzidos no Estado. 

O acervo dispõe um total de 261 obras, com produções entre clássicos históricos de 1923 até títulos recentes deste século.


 

 

 

 


 

Comentários

Últimas notícias