LITERATURA

Romance de Gilvan Lemos será reeditado pela Cepe

Em homenagem ao aniversário do autor pernambucano, a Cepe irá lançar nova edição do romance Morcego Cego, de 1998

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 01/07/2020 às 8:00
DIVULGAÇÃO
OBRA Pernambucano de São Bento do Una, Gilvan Lemos (1928-2015) publicou romances, contos e novelas - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Um dos autores pernambucanos mais importantes da segunda metade do século 20, Gilvan lemos completaria 92 anos nesta quarta-feira (1°) se estivesse vivo. Nascido em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, ele começou a escrever quando se mudou para o Recife, aos 21 anos. Em homenagem à data de nascimento do autor, a Cepe Editora anunciou que irá reeditar o romance Morcego Cego, originalmente lançado em 1998.

No catálogo da Cepe já se encontram seis obras de Gilvan Lemos: Os Olhos da Treva, O Anjo do Quarto Dia, Emissário do Diabo, Jutaí Menino, Noturno Sem Música e Espaço Terrestre. Morcego Cego, o próximo livro a ser publicado, narra a vida de um personagem, Juliano, que é tomado pelo ódio, pela ambição e pelo desejo de deixar para trás o seu passado. Uma obra densa cujo foco gira em torno dos conflitos internos do protagonista.

Para o editor da Cepe, Diogo Guedes, "é difícil pensar a trajetória da prosa pernambucana no século 20 sem passar pela obra de Gilvan Lemos, um autor cuidadoso com a linguagem, crítico da realidade social, mas antes de tudo, um exímio narrador.” A data do lançamento do livro ainda não foi divulgada.

Leia também: Gilvan Lemos é tema de documentário

                      Aos 87 anos, morre o escritor Gilvan Lemos

                      A poesia urbana e libertária de Jorge Lopes ganha coletânea pela Cepe  

Além das obras do próprio autor, a Cepe lançou em 2017, pela coleção Memória, a biografia Gilvan Lemos - O Último Capítulo, escrita por Thiago Corrêa. "É um dos grandes escritores que a gente já teve, muito famoso pelos seus romances, mas como leitor eu fiquei mais impressionado pelos seus contos. Ele lamentava o pouco reconhecimento dado à sua obra. Talvez essa reclamação fizesse parte do personagem que criou para ele mesmo. Quando saía com os amigos mais ouvia do que falava", afirma o biógrafo.

Tendo sido considerado um autor mais recluso e discreto, Gilvan Lemos publicou em vida 25 livros, entre romances, contos e novelas e foi ocupante da cadeira de número 26 da Academia Pernambucana de Letras em seus três últimos anos de vida, de 2012 a 2015.. Sua obra teve uma grande circulação nacional e o reconhecimento de seus pares. Para Raimundo Carrero, Gilvan Lemos fez parte do movimento pós-regionalista, que antecedeu o Armorial - o qual o próprio Carrero integrou - e foi responsável por renovar a ficção pernambucana nos anos 1970.

Comentários

Últimas notícias