ARTE

Reabertura de museus: saiba quais equipamentos culturais voltam a funcionar no Recife e em Olinda

A Fundarpe anunciou que no próximo dia 16 de setembro os museus geridos pelo Governo do Estado irão reabrir

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 28/08/2020 às 16:38
Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
A antiga Estação Central do Recife fica no bairro de São José. Museu do Trem foi criado em 1972 - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
Leitura:

Fechados desde o dia 19 de março em cumprimento de um decreto estadual, os museus geridos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) já tem data para reabrirem suas portas. No próximo dia 16 de setembro, haverá uma visitação pública nos centros culturais localizados no Recife e em Olinda gerenciados pela instituição estadual.

São eles: Museu do Estado de Pernambuco, Estação Capiba – Museu do Trem, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (atendimento ao pesquisador), Torre Malakoff e Espaço Pasárgada.

Leia também: Secult-PE e Fundarpe veem com esperança a Lei Aldir Blanc, mas apontam cenário insólito para a cultura

Leia também: Paço do Frevo concorre a prêmio nacional do Iphan

Leia também: Museu do Louvre reabre em Paris e visitante pode ver o sorriso da Mona Lisa com mais calma

Algumas medidas deverão ser adotadas pelos funcionários e visitantes neste momento de reabertura. "O objetivo é retomar e dar continuidade às atividades presenciais das instituições e manter as medidas de prevenção diante da pandemia da doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2 /COVID-19), garantindo que colaboradores e público sigam as recomendações mundiais de saúde, respeitando as orientações de distanciamento social e higiene", diz a nota da Fundarpe.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, estão sendo implementadas regras de circulação e definição de quantidade de visitantes por ambientes e turnos. Além de uma contínua higienização, de acordo com as normas sanitárias vigentes e sinalização informativa acerca das recomendações e práticas para funcionários e público.

Leia também: Arte Plural Galeria lança primeira exposição virtual

O horário de visitação será de terça a sexta, das 11h às 17h (exceto para o Espaço Pasárgada, que abrirá de segunda a sexta, das 11h às 17h); sábados e domingos, das 14h às 17h. A realização de ações de música, teatro, cinema, saraus e outras atividades específicas nesses locais permanecem suspensas. Também permanecem fechados outros museus geridos pela Fundarpe, tais como Museu do Barro de Caruaru, o Teatro Arraial Ariano Suassuna e os cinemas São Luiz (Recife) e Cineteatro Guarany, localizado em Triunfo.

Comentários

Últimas notícias