A rede do Instagram adicionou um novo recurso para criar e compartilhar vídeos curtos nesta quarta-feira, um desafio direto de seu dono, o Facebook, ao aplicativo chinês TikTok, que está na mira do presidente dos Estados Unidos Donald Trump há dias.
O Instagram Reels permite que os usuários gravem vídeos de até 15 segundos e fornece ferramentas para editar e adicionar áudio e efeitos a eles, explicou o Facebook em um post no blog.
Leia também: Trump: empresa dos EUA que comprar app chinês TikTok terá de pagar alto imposto
Leia também: TikTok enfrenta análise de segurança nacional nos EUA por suspeita de servir à China
"O Reels convida você a criar vídeos divertidos para compartilhar com seus amigos ou qualquer pessoa no Instagram", informou a plataforma de mídia social, sediada na Califórnia (oeste dos EUA).
Dias atrás, Trump ameaçou banir o bem-sucedido aplicativo chinês TikTok nos Estados Unidos por razões de segurança nacional, e concedeu à rede social até meados de setembro para chegar a um acordo de venda com a gigante local de tecnologia Microsoft ou outra empresa interessada.
Na terça-feira, Trump defendeu sua exigência de que o governo dos Estados Unidos recebesse uma porcentagem do preço de compra do TikTok, depois que isso foi considerado inconstitucional e extorsivo.
O Reels permitirá que o Instagram concorra no universo de vídeos curtos ou engraçados, o formato que transformou o TikTok em um fenômeno da mídia social.
"O Reels é uma parte importante do futuro do entretenimento no Instagram. Nossa comunidade está nos dizendo que deseja criar e assistir vídeos curtos e editados", enfatizou o Facebook.
O novo recurso está disponível em mais de 50 países, incluindo Argentina, Brasil, Espanha, México e Estados Unidos.
A novidade segue a tendência do Facebook de copiar recursos bem-sucedidos em aplicativos rivais.
A forma como essa rede social exerce seu poder no mercado esteve sob escrutínio na semana passada, quando o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e os diretores das grandes empresas de tecnologia Apple, Google e Amazon foram interrogados por um comitê do Congresso americano.
"Simplificando, eles têm poder demais", disse durante a audiência o democrata David Cicilline, presidente do comitê que investiga as práticas de negócios dessas quatro empresas há um ano.
Ver essa foto no Instagram
"Esse poder impede novas formas de competição, criatividade e inovação", acrescentou.
Além disso, qualquer acordo que permita à Microsoft comprar o TikTok pode ser a chave para tornar a gigante da tecnologia americana mais focada no usuário direto.
A compra da rede chinesa pode tornar a Microsoft uma empresa mais moderna, focada na juventude, depois de anos voltados para serviços de negócios e computação em nuvem, estimam analistas.