A blogueira Monique Baptista Aguiar foi nomeada para a coordenação de projetos especiais da Fundação Nacional de Artes (Funarte) por Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, decisão publicada no Diário Oficial da União. Monique administra uma página voltada para dicas de turismo batizada de Com Olhar Turístico, que também conta com um canal no YouTube e chegou a ser nomeada para um cargo também de coordenação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas teve sua nomeação suspensa.
De acordo com o colunista Guilherme Amado, da revista Época, a Controladoria Geral da União (CGU) apontou que a blogueira não tinha qualificação para a coordenação a qual foi designada no Iphan. Em um documento divulgado, o diretor da Auditoria da Área Social do CGU, José Paulo Julieti, afirmava que Monique não possuía experiência na área do cargo pretendido.
"Por mais louvável que sejam curso de formação de professor e curso de teatro, não se coadunam com o perfil técnico para assumir o cargo a que se pretendia", dizia o documento. Na época, Monique afirmava em seu currículo estar cursando Gestão em Turismo e Teatro, além de sua experiência em sites turísticos.
Segundo Renan Pacheco Canto, advogado de Monique, a blogueira reúne "condições objetivas e subjetivas para o cargo", reiterando que ela possui 180 horas em cursos de capacitação em Escolas de Governo, além de uma experiência de mais de três anos propagando projetos de divulgação da cultura e turismo no Rio de Janeiro. Ele ainda ressalta que não houve impedimento legal para Monique assumir o cargo no Iphan, sendo uma opção sua não assumir o cargo.