A Fundação Joaquim Nabuco promove um encontro para debater e avaliar como o campo da indústria audiovisual brasileira está reagindo às dificuldades causadas pela crise pandêmica do novo coronavírus.
Encerrando o ciclo de debates virtuais da série Pandemia e Sociedade, a Fundaj trabalhará o tema “Os impactos da pandemia da Covid-19 na atividade de cinema no Brasil”, no próximo dia 28, no seu canal no YouTube.
Leia também: Como será a volta dos cinemas em Pernambuco?
Leia também: FestCurtas Fundaj divulga lista de filmes premiados
Mediado pelo pesquisador do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Fundaj, doutor em Sociologia, Augusto Amorim, o evento virtual contará com a participação de três convidados: Lúcio Aguiar, diretor, roteirista, pesquisador e assessor em leis de incentivo; Waldemar Dalenogare Neto, crítico cinematográfico e consultor de distribuidoras brasileiras; e Mikael de Albuquerque, mestre em Escrita Dramática, bacharel em Cinema e roteirista.
Com expertises no assunto em questão, os convidados escolhidos para a edição são pessoas que vivem o cinema em seus diversos âmbitos. Na roda de conversa virtual, eles serão questionados sobre as mudanças de rotina, e avaliarão a nova realidade decorrente da adoção de medidas necessárias ao combate à pandemia.
Assim como em outras esferas da sociedade, a indústria cinematográfica tem sido afetada por dificuldades financeiras, estruturais, conjunturais e artísticas. Devido as medidas contra a disseminação do coronavírus, os cinemas permanecem fechados há mais de quatro meses e as filmagens de produções em curso tiveram seus cronogramas alterados neste período.
Como uma de suas missões culturais, a Fundaj é responsável por difundir e preservar a arte audiovisual em suas duas salas de cinema (campis Casa Forte e Derby) e por meio da Cinemateca Pernambucana. Durante este período de fechamento dos seus espaços, a direção do Cinema da Fundação continuou com exibições de filmes, documentários e palestras por meio de seus canais digitais.