Artes cênicas

27º Janeiro de Grandes Espetáculos investe em ações online e presenciais

Em sua edição de 2021, que começa dia 7 de janeiro e segue até o dia 28, festival reúne apresentações de cênicas, música e circo

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 05/01/2021 às 16:53
DIEGO BRESANI/DIVULGAÇÃO
PEÇA Caipora Quer Dormir — Um Espetáculo Infantil Para Adultos, de Brasília, é uma das atrações do 27º JGE - FOTO: DIEGO BRESANI/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Janeiro de Grandes Espetáculos chega à sua 27ª edição com um novo formato, adaptado às particularidades impostas pela pandemia do novo coronavírus. O festival, agora com o nome JGE Conecta, começa dia 7 de janeiro e segue ate o dia 28 deste mês com ações híbridas, online e presenciais. Entre as novidades deste ano também está a inserção do circo na grade do evento, que já tem consolidado na sua programação, além das artes cênicas, a música.

>> Leia também: Coquetel Molotov e Janeiro de Grandes Espetáculos preparam edições especiais para 2021

>> Leia também: Festivais de teatro tentam contornar crise causada pelo coronavírus

>> Leia também: Símbolo do Recife, Teatro do Parque é reinaugurado

Ao todo, serão 36 espetáculos em formato online, com exibição através do YouTube, e 13 presenciais, nos teatros de Santa Isabel, Luiz Mendonça e no Teatro do Parque, que receberá o público pela primeira vez desde sua reabertura, em dezembro. As atividades incluem ainda 14 debates online sobre variados temas acerca da arte no quadro Palavração, e uma mostra voltada para as escolas independentes de teatro, circo e dança.

"O Janeiro é acostumado a fazer entre 100 e 150 sessões, mas diante deste cenário, tivemos que reduzir nossa grade em quase 60%. É uma situação difícil para todos, mas estamos felizes por conseguirmos realizar o festival pelo 27º ano consecutivo, em respeito ao público e à classe artística, que tanto sofreu nessa pandemia. Teremos espetáculos de fora, mas o foco está nas produções do Nordeste e do Norte, um recorte que contou com o olhar cuidadoso de José Manoel Sobrinho", afirma Paulo de Castro, presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, que produz o festival.

Para garantir a diversidade das produções, o JGE reuniu peças de diferentes cidades de Pernambuco. Além do Recife, há artistas de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, Surubim, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Tabira e Petrolina.

De forma remota, estarão presentes companhias do Ceará, Bahia, Brasília, Amapá e Amazonas. No âmbito internacional, o festival receberá um show com músicos da Eslováquia, além de obras da Colômbia e do Senegal.

ABERTURA

Este ano, a abertura do 27º Janeiro será simbólica. Gravada no Teatro de Santa Isabel e transmitida online, gratuitamente, quinta-feira (7), às 20h, prestará reverência a oito homenageados. Na música, o maestro Ademir Araújo e a pianista Ellyana Caldas. No teatro, o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e a atriz Arari Marrocos, de Caruaru. No circo social, a artista-educadora Fátima Pontes; e no circo popular, o mágico Alakazam. Na dança, o artista e pesquisador Jailson Lima, de Petrolina, e a bailarina Cláudia São Bento.

O evento contará também com a participação da cantora Gabi da Pele Preta e da instrumentista Laís de Assis, com apresentação da atriz Fernanda Spíndola. Este ano, o Prêmio JGE Copergás será concedido a projetos que se destacaram em 2020. Serão 20 premiados, entre companhias, artistas, escolas, associações, técnicos, espetáculos.

Na sexta (8), às 19h30, Augusto Silva & Frevo Novo se apresentam no Teatro Luiz Mendona, que terá sua capacidade limitada a 180 pessoas (as apresentações no Parque comportarão 220 pagantes, enquanto as do Santa Isabel, 140). Às 21h, será transmitida a peça Caipora Quer Dormir - Um Espetáculo Infantil Para Adultos, com Giselle Rodrigues (Brasília).

Os ingressos para as virtuais e presenciais custam R$ 20 e estão à venda no site Sympla. O acesso às sessões das escolas independentes de teatro, dança e circo serão gratuitos, assim como os debates. Confira a programação completa no site do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Comentários

Últimas notícias