Streaming

Minissérie 'Quiz' conta a história de um golpe milionário no Globoplay

Baseada em fatos reais, a obra britânica envolve e divide o espectador nos seus três episódios

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 06/04/2021 às 22:25
GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO
Vitória de Charles Ingram (Matthew MacFadyen, centro) no 'Quem Quer Ser Um Milionário?' levanta suspeitas até hoje - FOTO: GLOBOPLAY/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Até onde você iria para ganhar um milhão de reais? Trapacearia se fosse preciso? Esses questionamentos são bem pertinentes para quem assiste à minissérie inglesa Quiz — Quem Quer Ser Um Milionário?, em cartaz na plataforma Globoplay.

>> Veja os lançamentos de abril na Netflix, Globoplay, Disney+ e Amazon

>> Com cenas em Noronha, minissérie 'Riacho Doce' estreia no Globoplay

>> 'A Vida e a História da Madame C. J. Walker' transborda inspiração na Netflix


Com apenas três episódios, a trama, baseada em fatos reais, apresenta a história de Charles Ingram (Matthew MacFadyen), um major do exército acusado de fraude após vencer o programa britânico Quem Quer Ser Um Milionário?, um game show de perguntas e respostas.

O militar levou o prêmio máximo de um milhão de libras através de um esquema que envolvia dois cúmplices: a esposa Diana (Sian Clifford) e o professor universitário Tecwen Whittock (Michael Jibson), escondido na plateia. A técnica? Ao ler as respostas, Ingram hesitava, lançava um palpite a esmo e percorria as outras respostas esperando o sinal que lhe indicaria a opção correta: uma tosse no momento certo.

Com direção de Stephen Frears, Quiz tem um narrativa bem dividida. No primeiro episódio, o público vê a criação do formato deste game show na emissora ITV junto com a produtora Celador. Logo na chegada do novo diretor de programação David Liddiment (Risteárd Cooper) à ITV, o produtor Paul Smith (Mark Bonnar) apresenta o projeto do programa, que nascia de uma premissa antiquada, mas que tinha potencial para envolver o público. Ao mesmo tempo, somos apresentados à pacata família do major Ingram.

Não demorou muito para o Quem Quer Ser Um Milionário, apresentado por Chris Tarrant (Michael Sheen), fazer sucesso no Reino Unido e chamar a atenção da família do militar, que passa a fazer de tudo para participar, inclusive a procurar um grupo de fãs tão ardoroso que tenta desvendar vários macetes da atração — e conseguem.

BENEFÍCIO DA DÚVIDA

O segundo episódio traz a chegada de Charles Ingram ao programa — após as participações frustradas de Diana e seu cunhado, Adrian Pollock (Trystan Gravelle). A atuação de MacFadyen é convincente e aflige o espectador por não dominar tanto as respostas no primeiro dia de sua participação. Já no dia seguinte, tudo muda 'misteriosamente' e ele consegue ganhar o prêmio máximo sob muitas suspeitas da equipe da atração.

O capítulo final foca no julgamento de Ingram, que chegou a ser preso sob suspeita de fraude. É onde, inclusive, se destaca o trabalho de Helen McCrory como a advogada de defesa do major. Cuidando apenas de relatar os fatos, a minissérie encerra deixando o benefício da dúvida para o espectador decidir se ele e a esposa são culpados ou inocentes. Na vida real, eles tentam provar sua inocência até hoje.

Comentários

Últimas notícias