Bebida

Dia do Café: veja curiosidades, perguntas e respostas sobre a bebida

Bebida é item quase obrigatório na mesa (e na xícara) dos brasileiros

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 14/04/2021 às 10:53
Notícia
Foto: Pixabay
Café é uma paixão mundial - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O Dia Mundial do Café é comemorado nesta quarta-feira, 14 de abril. Seja nas primeiras horas da manhã, após o almoço ou até na hora do jantar, a bebida é item quase obrigatório na mesa (e na xícara) dos brasileiros. Mas será que você sabe tudo sobre o café? O JC reuniu algumas das perguntas frequentes sobre a bebida feitas à Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Pesquisa da Conab indica queda na produção de café nacional em 2021

RioMar Recife conta com diversas opções para quem não abre mão de um bom café; confira

Inovação e descontos: conheça as cafeterias com vantagens no JC Clube

Confira:

1) O café é estimulante?

Parte dos componentes do café, a cafeína tem atividade estimulante do sistema de vigília do cérebro, e antagoniza o neurotransmissor que provoca a sonolência após o almoço e o sono à noite, a adenosina. Entretanto, quem costuma consumir o café à noite, por exemplo, acaba se habituando aos efeitos, mudando o ritmo do sono.

2) O café inibe o sono?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café inibe, sim, o sono, para a maioria das pessoas. A bebida tem o "poder" de retardar ou até tirar o sono, se consumida à noite. Já durante o dia, o café pode ser um grande aliado para quem precisa se manter alerta.

3) O café cria dependência?

Não, tomar café diariamente não provoca vício. Apesar disto, o excesso da bebida pode, sim, ser prejudicial à saúde.

4) Qual a dose diária recomendada de café?

Segundo a Abic, cada pessoa deve procurar a dose diária que se encaixe melhor às suas necessidades, lembrando que é preciso ter cuidado para não exagerar. A associação indica que crianças até 10 anos devem consumir até 200 ml da bebida, distribuídas ao longo da manhã e da tarde. Crianças de 10 a 15 anos, 350 ml ao longo do dia; jovens de 15 a 20, 400 ml; pessoas de 20 a 60, 600 ml ao longo do dia e acima dos 60, 350 ml. O consumo não é indicado à noite para não impactar no sono.

5) Café contém calorias?

O café puro não contém calorias, mas o açúcar e o leite geralmente adicionados à bebida, sim.

6) O café tem conservantes?

Não, o café é uma bebida 100% natural e saudável. Trata-se da semente do fruto da planta de café. Cada fruto possui duas sementes (o grão de café), que é torrado, moído e coado.

Comentários

Últimas notícias