Arte

Lembre os personagens marcantes de Tarcísio Meira na TV e no cinema

Ator fez mais de 60 papéis ao longo de sua ilustre carreira

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 12/08/2021 às 16:55 | Atualizado em 12/08/2021 às 17:25
Notícia
X

Tarcísio Meira, falecido nesta quinta-feira (12), em decorrência de complicações causadas pela covid-19, foi um ator prolífico, que trabalhou em mais de 60 papéis. Sua trajetória remonta aos primeiros anos da televisão e ele marcou história no veículo, tendo, inclusive, participado da primeira telenovela diária do País.

Considerado um grande galã no começo dos anos 1960 e na década de 1970, Tarcísio teve o desejo de ampliar seu leque de personagens, apostando em outros tipos, entre eles homens de personalidade duvidosa. Na televisão, recebeu muitos elogios como João Coragem, em Irmãos Coragem (1970), que marcou a teledramaturgia brasileira.

REDE GLOBO/DIVULAÇÃO
Tarcísio Meira em cena em 'Irmãos Coragem', marco na teledramaturgia brasileira - REDE GLOBO/DIVULAÇÃO

No cinema, alguns de seus personagens marcantes foram como Aprígio, na adaptação para o cinema de O Beijo no Asfalto (1981), de Nelson Rodrigues; Cristo Militar, em A Idade da Terra (1981), de Glauber Rocha, e Marcelo, em Eu (1987), de Walter Hugo Khouri.

O também participou da versão original de Guerra dos Sexos, em 1983, arriscando-se na comédia, e de Roque Santeiro (1986), como o fazendeiro Emerenciano Castor. Roda de Fogo (1986), Tieta (1989) e Fera Ferida (1993) também foram trabalhos de destaque.

O Rei do Gado, de 1996, foi outro sucesso na carreira de Tarcísio, que interpretou o fazendeiro Berdinazzi, inimigo do personagem de Antônio Fagundes, Mazenga.

Em 1998, participou de Torre de Babel, como César Toledo, e no mesmo ano fez a icônica Hilda Furação, onde apareceu como Coronel João Possidônio. Como o comerciante Dom Jerônimo, na minissérie A Muralha, recebeu elogios do público e da crítica, ganhando o prêmio de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

DIVULGAÇÃO
Tarcísio Meira em elogiada atuação na minissérie 'A Muralha' - DIVULGAÇÃO

As gerações mais novas também se lembram de seus papéis em O Beijo do Vampiro, de 2002, onde interpretou o vampiro Bóris Vladescu. Tarcísio Meira também esteve no sucesso A Favorita, de 2008, e no remake de Saramandaia, em que interpretouTibério.

GLOBO/DIVULGAÇÃO
Tarcísio Meira como o vampiro Bóris, na novela 'O Beijo do Vampiro' - GLOBO/DIVULGAÇÃO

Seu último personagem na Globo foi Sir George Magnus Williamson, em Orgulho e Paixão, exibida em 2018.

REDE GLOBO/DIVULAÇÃO
Tarcísio Meira como Sir George Magnus Williamson, em 'Orgulho e Paixão', de 2018 - REDE GLOBO/DIVULAÇÃO

Tags

Autor