URBANISMO

Iphan dá parecer favorável a tombamento do mural Batalha dos Guararapes, de Brennand

O pedido havia sido feito pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, à Superintendência do órgão em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/10/2021 às 15:29 | Atualizado em 28/10/2021 às 15:47
Notícia
X

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu parecer favorável à abertura do processo de tombamento do mural “Batalha dos Guararapes”, do artista plástico Francisco Brennand. Atualmente instalada na Rua das Flores, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, obra deve em breve ser transferida para a agência do Banco Santander em Boa Viagem, na Zona Sul. O pedido havia sido feito pelo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, à Superintendência do órgão em Pernambuco.

A colorida obra de cerâmica de 33 metros criada em 1971 retratando o episódio decisivo da Insurreição Pernambucana está situada na parede lateral da Avenida Dantas Barreto, em prédio que pertence ao Santander. Hoje, já é tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e se encontra coberta por uma outra estrutura com o intuito de preservá-la.

Isso porque, há anos, a obra de arte avaliada em mais de R$ 1 milhão ficou exposta à chuva, sol, depredação e urina de pessoas em situação de rua em uma abandonada região da cidade, que sofre há décadas com prédios desocupados, insegurança, sujeira, entre outros problemas inúmeras vezes noticiados pelo JC.

Por esses motivos, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) deu parecer favorável no início do mês mudança do painel para a agência em Boa Viagem, embora o próprio Antônio Campos e importantes entidades como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Pernambuco (CAU-PE) e o Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE) defendam que ele não pode ser dissociado do prédio, e nem da área onde se encontra.

No pedido feito no início de outubro, a Fundaj se prontificou a disponibilizar uma equipe técnica para auxiliar na elaboração do dossiê de tombamento. A solicitação passa por preceitos que reconhecem o prestígio cultural do local, visto que o mural é uma criação de um dos maiores artistas brasileiros, Francisco Brennand. Além disso, retrata, em meio a poemas assinados por Ariano Suassuna e César Leal, o episódio da Batalha dos Guararapes, um dos acontecimentos históricos que marcaram a História pernambucana.

Tags

Autor