AUDIOVISUAL

Obra de Ariano Suassuna é tema de filme exibido na TV aberta; confira dia e horário

'ARMORiALMA de Suassuna' foi concebido pela jornalista e cineasta Sandra Ribeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 12/11/2021 às 19:55 | Atualizado em 12/11/2021 às 20:04
Notícia
X

Em homenagem aos 50 anos do Movimento Armorial e do lançamento da primeira edição do romance A Pedra do Reino, ambos criações de Ariano Suassuna, a TV Globo Nordeste exibe neste final de semana o filme ARMORiALMA de Suassuna, da jornalista e cineasta pernambucana Sandra Ribeiro. A obra vai ao ar amanhã (13), ao meio-dia, dentro da faixa Espaço Pernambuco

Sandra conta que o projeto do filme nasceu de um prêmio recebido em um concurso público do então Ministério da Cultura, que selecionou apenas este documentário em Pernambuco, dentre 913 concorrentes inscritos.

SINOPSE

ARMORiALMA de Suassuna propõe mostrar as origens das culturas nordestinas, respeitando sua forma pura e simples de apresentação, mostrando uma arte e uma literatura erudita nacional, com base em suas raízes populares.

A história é contada por Ariano Suassuna, Antônio Carlos Nóbrega, Gilvan Samico, Raimundo Carrero entre outros, com o objetivo de traduzir o espírito e a essência do Movimento Armorial focalizando a alma e o amor de um povo que não perde seus princípios, suas raízes, sua história, num tom envolvido pela musicalidade nordestina.

O QUE FOI O MOVIMENTO ARMORIAL?

Durante a década de 1970, o escritor, dramaturgo e então diretor do Departamento de Extensão
Cultural da Universidade Federal de Pernambuco Ariano Suassuna imaginou um movimento artístico de valorização à cultura nacional, sobretudo o que vinha sendo feito na região Nordeste e focado nas raízes de cunho popular.

O intuito era desenvolver uma arte erudita com os pés fincados aqui. Assim nasceu, sob a idealização de Ariano, o Movimento Armorial. Junto a ele estavam outros poetas, músicos e artistas de diferentes manifestações, entre eles, o artista plástico Francisco Brennand, o gravurista Gilvan Samico e o escritor Raimundo Carrero. Sua dimensão foi intelectual e estética e permanece influente até os dias de hoje.

Ariano Suassuna faleceu em 23 de julho de 2014, aos 87 anos.

SERVIÇO:

Exibição do documentário ARMORiALMA DE Suassuna, de Sandra Ribeiro - Sábado (13), ao meio-dia (12h), no Espaço Pernambuco, da TV Globo Nordeste.

Tags

Autor