Danni Suzuki revela que preconceito influenciou sua saída da Globo: 'Foi uma luta sempre'
Atriz se sentiu desrespeitada ao ter perdido papel para Giovanna Antonelli em "Sol Nascente", novela com texto inspirado em sua história: 'Sempre fui encorajada a desistir e até hoje escuto esse tipo coisa'
A atriz Danni Suzuki falou sobre como tomou a sua decisão de sair da TV Globo em 2016. Em entrevista ao Salada Sato, quadro do canal de Sabrina Sato no YouTube, a artista comentou que se sentiu desrespeitada por ter perdido o papel de protagonista da novela "Sol Nascente", exibida em 2017, para Giovanna Antonelli. O folhetim, escrito por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, foi inspirado na história de vida de Suzuki, mas a troca das atrizes acabou ocorrendo por decisão da emissora.
Saiba os detalhes da saída da atriz
"Achei desrespeitoso na época pelo fato de a novela ter sido escrita para mim. Era a história da minha família, baseada na minha vida. Senti que não tinha mais espaço. Talvez o canal não via as coisas como eu via", disse Suzuki no programa, cujo tema foi "Representatividade Amarela: Como aumentar a presença asiáticos na TV?".
"Resolvi sair porque senti que a minha vida iria ser isso ali, iria ficar sendo jogada de um lado para o outro… Tenho uma gigante gratidão, foi minha casa durante muitos anos, mas para eu crescer profissionalmente precisei sair", continuou.
A atriz ainda afirmou que ela e outros asiáticos têm pouco espaço na televisão brasileira, o que seria um reflexo do preconceito contra pessoas amarelas. "Minha família dizia: 'Para com essa história de ser atriz, não tem japonês na televisão, vai fazer outra coisa'. Durante esses anos foi uma luta sempre, inclusive para me manter. Sempre fui encorajada a desistir e até hoje escuto esse tipo coisa, por mais que eu tenha tido uma carreira de 20 anos na Globo."
Danni estreou na Globo em 2003, quando interpretou a lembrada japonesa "Miyuki" na telenovela adolescente Malhação. Ela ficou no seriado teen até a metade da temporada de 2005. No mesmo ano, atuou na telenovela Bang Bang, no papel da personagem Yoko Bell. Ela ainda participou de folhetins como "Ciranda de Pedra" (2008) e "Vive a Vida" (2010). Em 2014, voltou ao seriado "Malhação", mas dessa vez na pele da professora Roberta.
Atriz tentou salvar criança de 3 anos
Em novembro, Danni Suzuki relatou em uma publicação nas redes sociais que passou por "uma das experiências mais difíceis". A artista estava dirigindo quando viu uma criança que havia acabado de se afogar em uma piscina em "meio a várias pessoas desesperadas". Ela largou o carro, ligou para o pediatra do seu filho, Kauai, e foi instruída a fazer massagem cardíaca e respiração boca a boca na criança, que estava acompanhada com uma babá e uma irmã gêmea. Ela conseguiu levar a criança para a casa dos pais, mas, no dia seguinte, foi informada que o menino faleceu.