TEATRO

Paixão de Cristo do Recife de 2022 chega ao público no cinema. Saiba como assistir

Espetáculo foi adaptado ao audiovisual com direção e roteiro de Carlos Carvalho, com Jesus vivido pelo ator Domingos Júnior

Emannuel Bento
Emannuel Bento
Publicado em 17/01/2022 às 14:18
DIVULGAÇÃO
Frame do filme - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Após dois anos sem realizações presenciais da Paixão de Cristo do Recife, devido à pandemia, o espetáculo chega ao público no cinema. A adaptação da peça teatral para o audiovisual terá pré-estreia para a classe artística nesta segunda-feira (17), às 19h, no Cineteatro do Parque, no Centro do Recife. Já a exibição para o público geral ocorrerá no dia 24 de janeiro (próxima segunda-feira), no mesmo horário e local.

A exibição integra o 28º Janeiro de Grandes Espetáculos. Clique aqui para conferir a programação completa.

Ambas sessões terão acesso gratuito. O público deve fazer a troca de um quilo de alimento não perecível pelo tíquete duas horas antes da sessão, na bilheteria do teatro. Serão disponibilizados 299 ingressos por sessão. Batizada de "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" desde 2019, a montagem da Apacepe, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, já realizou 22 edições no estádio do Arruda e no Marco Zero.

Leia mais: Organização da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está confiante que espetáculo será encenado em 2022

O atual filme tem direção e roteiro de Carlos Carvalho, com produção geral da Paulo de Castro Produções e Antônio Pires. "Não se perde a essência do teatro com o olhar da câmera. Veremos na tela o teatro filmado. Esta obra é a reafirmação na vida, na arte, é a possibilidade de levarmos a mensagem de fraternidade e amor para nosso público", diz Carvalho. Com experiência em teatro, TV e cinema, Carlos está presente, desde 1976, em espetáculos da Paixão (Nova Jerusalém, Recife e Casa Amarela).

Após as duas sessões no Parque, a ideia é que o filme seja disponibilizado no YouTube. Contudo, ainda não existe data para essa chegada do projeto na internet.

DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Frame do filme "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" - DIVULGAÇÃO

Novo Jesus

O filme, que carrega o nome atual da peça, contará com um novo Jesus. O ator Domingos Júnior faz sua estreia na montagem da capital após interpretar o personagem em 2019, na Paixão de Cristo do Monte da Fé, em Paudalho, sua cidade de origem.

"Fazer Jesus é um desafio do entendimento do tempo de hoje, do tempo do passado e do que a gente pretende construir com a palavra desse personagem que, só pelo nome, mexe com tanta gente. É um papel complexo, foi interpretado de várias maneiras, em várias produções. Me sinto extremamente feliz por viver esta imensa responsabilidade: enxergo e sinto esta felicidade. Além de ser um prazer, é um aprendizado", celebra o pernambucano de 29 anos.

Como ator, Domingos Júnior já esteve em filmes como "À Mesa", que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator no 5º Festival de Muriaé (MG). Como diretor, assinou o curta "Corpo-Capital" (no qual também atuou) e o documentário "Com Chita e Paetê se Faz História", que documenta a história da quadrilha junina mais antiga do Estado, a Rosa Linda, Linda Rosa.

O elenco da Paixão traz também Angélica Zenith (Maria), Ivo Barreto (Judas), Sérgio Gusmão (Herodes), Carlos Lira (Pilatos), Gheuza (Madalena), além de Albemar Araújo (José de Arimateia), Maria do Céu (Herodíades) e Márcio Fecher (Satanás) entre os 43 nomes que compõem o elenco principal mais 28 figurantes. As gravações e os ensaios aconteceram no Teatro Hermilo Borba Filho, em agosto e setembro de 2021.

Realizado pela Apacepe, "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" tem direção e roteiro de Carlos Carvalho, com produção geral da Paulo de Castro Produções e Antônio Pires, produção executiva de Cordas Cênicas, Roda Cultural, P. Castro e Renata Teles. Manuel Carlos assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A direção de trilha sonora é do maestro José Renato Accioly. A montagem conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária e Brotfabrik.

E a Paixão de Nova Jerusálem?

Após dois anos sem realização devido à pandemia, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém está em preparativos para movimentar o estado entre 9 e 16 de abril. A expectativa de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova e gestor do Teatro de Nova Jerusalém, é positiva.

Atualmente, a organização aguarda a consolidação de um patrocínio para começar a pré-produção, o que deve ocorrer em 20 de janeiro. "Seguiremos todos os protocolos vigentes para trabalho em campo. Trabalhamos muito nos pátios, nos cenários. A Pousada da Paixão tem um protocolo específico de hotéis", continua.

Até o momento, o elenco principal da edição apenas gravou filmes promocionais e realizou alguns ensaios. O time é composto por nomes como Gabriel Braga Nunes (Jesus), Christine Fernandes (Maria), Luciano Szafir (Herodes), a influenciadora digital Thaynara OG, (Herodíades) e Sérgio Marone (Pilatos). "Dos quatro filmes promocionais, dois já estão prontos. Teremos 500 figurantes e quase 900 pessoas nos bastidores."

SERVIÇO
"Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo"
Onde: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Quando: dias 13 e 24 de janeiro, a partir das 19h
Mais informações: www.paixaodecristodorecife.com.br

Comentários

Últimas notícias