MÚSICA

Paço do Frevo terá apresentação e roda de conversa em programação de oito anos. Confira

Cantor e guitarrista Luciano Magno fará uma show-live transmitida pelo YouTube do equipamento cultural; Ele ainda participa da roda de conversa "Guitarra Blues x Guitarra Frevo", com Rodrigo Morcedo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/02/2022 às 19:44
Notícia
X

A programação de oito anos do Paço do Frevo, equipamento cultural do Recife, continua nesta semana com duas ações que propõe diálogo entre o frevo e outros ritmos musicais. Neste sábado (19), às 19h, o cantor, compositor e guitarrista Luciano Magno fará uma show-live pelo canal do YouTube do Paço, transmitido do terceiro andar do museu. No domingo (20), às 10h, ele participa da roda de conversa "Guitarra Blues x Guitarra Frevo" com o guitarrista de blues e rock clássico Rodrigo Morcego, abrindo as atividades da Escola Paço do Frevo em 2022.

No show, Luciano combinará samplers e programação eletrônica com sua guitarra, propondo uma nova base sonora para frevos como "Pisando em Brasa", "Esquentadinho" e "Moraes, Carnaval no Céu", além de medleys de Frevos de Rua. No domingo, é a vez do músico trocar experiências com o guitarrista de blues pernambucano Rodrigo Morcego sobre processo criativo na roda de conversa Guitarra Blues x Guitarra Frevo.

A mediação será de César Berton, pesquisador, músico, guitarrista e professor do IFPE Belo Jardim. O encontro acontecerá em formato híbrido e poderá ser acompanhado online pela plataforma Zoom, ou presencialmente, com acesso gratuito e vaga limitada, no Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra-Peixe, que fica no térreo do Paço do Frevo, onde os interessados devem apresentar o esquema vacinal completo e usar máscara.

LUIZ HENRIQUE SANTOS/DIVULGAÇÃO
PROGRAMAÇÃO Rodrigo Morcego participa de roda de conversa nos oito anos do Paço do Frevo - LUIZ HENRIQUE SANTOS/DIVULGAÇÃO
ANDERSON STEVENS/DIVULGAÇÃO
CULTURA Paço do Frevo fica localizado no Bairro do Recife, no Centro da capital pernambucana - ANDERSON STEVENS/DIVULGAÇÃO
Clélio Tomaz
Paço do Frevo - Clélio Tomaz

"É sempre um prazer contribuir com a preservação do Frevo criando, compondo novas músicas, arranjando e revisitando clássicos. Sempre com um toque particular, com a guitarra ganhando um destaque especial e interagindo com os sopros e a linguagem que caracteriza o estilo", comenta Magno, baiano que vive no Recife há mais de 30 anos.

A roda de conversa será a primeira ação da Escola Paço do Frevo em 2022 que, nesta nova temporada. A proposta desta retomada da escola é realizar ações educativas que extrapolam a sala de aula e que levem a comunidade do frevo a experienciar o ritmo em outros ambientes, como cafés, praças, sede de agremiações e centros culturais.

Outras atividades de fevereiro

Sábado (20), às 15h

Ciclofrevo

Ação Ciclofrevo é idealizada pelo produtor cultural e coreógrafo de frevo José Waldomiro (Minininho) e realizada pela Lúden Cia de Dança. O projeto propõe uma apresentação itinerante de uma hora de duração pelas vias cicláveis do Recife, com cinco passistas da Lúden Cia de Dança, acompanhados pela Frevocleta do Paço do Frevo.

24 de fevereiro, às 19h

Show da Banda de Pau e Corda

Criada em 1972, a Banda de Pau e Corda está prestes a completar seus 50 anos de estrada. Para isso, planejou um ano cheio de celebrações, a começar pelo show que será realizado no Paço do Frevo. O espetáculo rememora um momento muito especial da trajetória da banda: a criação do Carnaval de Boa Viagem, em meados dos anos 1970. Para isso, traz em seu repertório Frevos que embalaram a folia nos anos 1970 e 1980, como "Pelas Ruas do Recife", "Recife é Linda Demais", "Correr Litoral" e "Viva o Recife”.

Terças, sábados e domingos

Vivências de Dança e Música

Às terças, sábados e domingos, em horários variados, o Paço do Frevo oferece aos visitantes o contato prático com o Frevo através das Vivências em Dança e Música. Por meio de oficinas de curta duração, abertas a todos e todas, são apresentadas as principais características musicais do Frevo. Na dança, os participantes podem experimentar passos básicos que possibilitam a elaboração e o exercício do improviso, respeitando a diversidade e singularidades dos corpos.

Em fevereiro, às terças e sábados, as vivências são de música às 14h30, 15h, 15h30 e 16h (terças) e 14h, 15h, 16h e 17h (sábados. Aos domingos, a vivência de dança acontece às 14h, 15h, 16h e 17h. O acesso às vivências é através do ingresso do museu - R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Às terças a entrada é gratuita. A apresentação do comprovante de vacinação para a Covid-19 é obrigatória.

Tags

Autor