ARTES PLÁSTICAS

Conheça a Número Galeria, novo espaço dedicado à arte no Recife

Galeria tem foco em obras múltiplas, que permitem uma acessibilidade maior às obras de arte

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 17/03/2022 às 11:35 | Atualizado em 17/03/2022 às 16:56
Notícia
X

Apesar da pandemia ter prejudicado o mercado das artes em seu início, o setor tem demonstrado uma boa recuperação no último ano. Como um sinal desse bom cenário, o Recife ganhou e ampliou seu leque de novas galerias em 2021. A mais nova delas é a Número Galeria, que inaugura nesta quinta-feira (17) em Boa Viagem, na Zona Sul da Capital Pernambucana. O espaço, fruto de uma sociedade entre Lúcia Costa Santos, Eduardo Gaudêncio e Ricardo Lyra, é especializado em obras múltiplas.

Elas serão idealizadas para serem reproduzidas num determinado número de cópias, com tiragens maiores ou menores, tornando esses materiais mais acessíveis a um público mais amplo que o de galerias mais tradicionais. Para o evento de inauguração, o espaço terá o lançamento de obras inéditas de Kilian Glasner, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira e Hildebrando de Castro.

Divulgação
Ricardo Lyra, Lúcia Costa Santos e Eduardo Gaudêncio, sócios da Número Galeria - Divulgação

"Somos uma galeria especializada em Múltiplos e séries de arte contemporânea. A obra múltipla se torna mais acessível por ter uma tiragem definida pelo artista deixando de ser uma obra única. Queremos fomentar o mercado local e Nacional. Estamos trazendo grandes nomes da arte contemporânea e fazendo uma curadoria cuidadosa de jovens artistas promissores", disse Eduardo Gaudêncio, há seis anos criou, junto a Ricardo Lyra, a plataforma online Spot Art. Eles foram convidados pela CASACOR 2021, ocupando um espaço dedicado à arte no evento. 

Hildebrando de Castro, Marcelo Silveira, Paulo Bruscky, Kilian Glasner, Juliana Notari, José Patrício, Amanda Melo, Marcio Almeida, José Paulo, Raul Mourão, Marcos Chaves, Almandrade, Cristiano Lenhardt
Francisco Vaz, Paulo Meira, Lula Wanderley, Daniel Santiago e Jonathas de Andrade são os artistas que fazem parte do casting da galeria. 

Lúcia Costa Santos, que está há anos à frente da Amparo 60, revela que sempre desejou trabalhar com esse tipo de arte. "Tivemos uma grande surpresa, porque o número de artistas que trabalham com esse formato é muito maior do que a gente esperava. Isso gera uma oportunidade de você ter obras importantes por um valor mais acessível. Também vamos contar com outras ferramentas, como palestras, para fomentar o colecionismo", aponta a galerista sobre as outras atividades do espaço artístico.

"O que queremos sempre é trazer novas formas de expressão, até porque os artistas que integram o casting da Número vão além dos formatos habituais, conhecidos pelo mercado local. A intenção é trazer um novo olhar para a arte já conhecida pelos clientes. Isso gera uma oportunidade não só de conhecer outro tipo de arte, mas consumir e colecionar outro tipo de arte", frisa Ricardo Lyra, um dos sócios da nova galeria.

Outras atividades

A Número Galeria também trará outras atividades para o espaço, como palestras e outras formas de se conectar a novos colecionadores de arte na Cidade. "Criamos um calendário onde vamos lançar novos múltiplos e series de arte contemporânea, uma grande oportunidade pra quem quer começar uma coleção ou para os colecionadores que queiram aumentar a sua", conta Eduardo Gaudêncio.

Ele explica que o negócio chega em um momento oportuno para as artes em Pernambuco, local em que o mercado vem crescendo nos últimos anos. "Da estreia da pop up da número na CasaCor até o nosso lançamento oficial, o mercado vem nos surpreendendo. É um Momento importante para Pernambuco e com os múltiplos e séries com valores mais acessíveis conseguimos formar um novo público fomentando o mercado, ajudando os artistas e as galerias", complementa.

Inauguração da Número Galeria

Lançamento de obras inéditas de Kilian Glasner, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira e Hildebrando de Castro

17 de março (quinta), das 17h às 21h

Bate-papo com Kilian Glasner

18 de março (sexta), às 18h

Dona Santa (Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187 - Boa Viagem)

Eventos gratuitos e abertos ao público

Tags

Autor