ARTES VISUAIS

Exposição reúne obras de Demétrio Albuquerque e Glauber Arbos em Olinda

Mostra "Primal", realizada na Casa Balea, no Carmo, conta com esculturas de artistas que passeiam entre a cultura popular e arte moderna

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 31/03/2022 às 17:07
Notícia
X

A Casa Balea, localizada onde funcionava a antiga Casa do Cachorro Preto, no Carmo, em Olinda, inaugura, nesta quinta-feira (31), a exposição "Primal", com obras dos artistas Demétrio Albuquerque (PI), conhecido por ter feito as estátuas do Circuito da Poesia do Recife, e Glauber Arbos (PE). São esculturas, relevos e híbridos em cerâmica de primeira queima, argilas e detalhes em madeira e ferro de artistas que mescla cultura popular com a arte moderna.

"Ambos têm em comum um estudo do contemporâneo em confabulação com o regional", explica a curadora da exposição Biatriz Arcoverde. São nove peças de Demétrio, que também é escultor do Monumento Tortura Nunca Mais (Rua da Aurora, Recife), e sete de Arbos, com duas pinturas. A mostra conta ainda com duas esculturas que os dois criaram juntos especialmente para essa exposição.

DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO "As Horas", de Demétrio Albuquerque, integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO
Thiago Franca de PaulaDIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO "Cabeça de Caboclo", de Demétrio Albuquerque, integra a exposição "Primal", na Casa Balea - Thiago Franca de PaulaDIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obra de Glauber Arbos integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO "Ave Ancestral", de Glauber Arbos, integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO "Gárgula", de Demétrio Albuquerque, integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO

"A escolha do nome Primal remete ao primitivo, a cerâmica terracota traz este sentido original e terral”, conta Raoni Assis, que coordena a Casa Balea. "Eu sempre vi esse diálogo nos trabalhos dos dois artistas, mesmo que separadamente, agora promovemos este encontro no barro, na cerâmica de primeira queima e nas formas de criação em escultura e modelagem".

Esta é a terceira exposição do projeto Agregados, que tem incentivo do Funcultura e faz uma retomada da Casa Balea, espaço de arte e cultura de Olinda. Os dois artistas são participantes ativos das atividades da Casa e já fizeram exposições individuais na galeria.

Conheça mais os artistas

O arquiteto Demétrio Albuquerque é natural de Teresina (PI), sendo responsável ainda por obras como a estátua de Naná Vasconcelos no Marco Zero; "A Pedra Jardim", no Shopping Recife; e o Monumento a Augusto dos Anjos, na Praia Pedro Américo, em João Pessoa (PB).

DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obras de Demétrio Albuquerque integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
EXPOSIÇÃO Obras de Glauber Arbos integra a exposição "Primal", na Casa Balea - DIVULGAÇÃO

O artista ganhou o prêmio João Turim (1991) de aquisição no Salão do Museu João Turim, em Curitiba (PR), com as esculturas "Prometeu e Andaluz". Morou no Japão, onde fez curso de cerâmica (yakimono), realizou a exposição Karada em Ashikaga-shi. Em 2015 realizou a exposição individual "Caminho da Pedra", na galeria Janete Costa, projeto de Oscar Niemeyer, no Recife.

Já Glauber Arbos é recifense, desenha desde criança. Sua identidade visual é facilmente reconhecida com pinturas de muros e paredes da cidade. As esculturas têm as mesmas características e são reconhecidas nas diversas exposições que acontecem no estado. Da arte popular do nordeste brasileiro até a ficção científica.

Todo esse universo é regido pelos seres com formas que arremetem a natureza distante presente no imaginário do artista. As obras eclodem em explosões de cores e formas bem tratadas demonstrando uma arte cheia de referências, porém particular. Suas obras são ricas em cores e geometrias. Teve sua primeira exposição individual n'A Casa do Cachorro Preto.

Tags

Autor