MÚSICA

'Da Lama ao Caos' é eleito o melhor disco da MPB dos últimos 40 anos. Veja lista

Clássico de Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1994, foi eleito em votação organizada pelo jornal O Globo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 13/06/2022 às 11:56 | Atualizado em 13/06/2022 às 12:20
Notícia
X

O álbum "Da Lama ao Caos", de Chico Science e Nação Zumbi, foi eleito como o melhor disco da música brasileira nos últimos 40 anos em enquete promovida pelo jornal O Globo.

Na votação, foram ouvidos 25 especialistas em música, entre pesquisadores, jornalistas e outro profissionais, que elegeram seus dez discos favoritos dentre os lançados a partir de 1982.

Após o clássico da banda pernambucana, os mais bem colocados são "Cabeça dinossauro", dos Titãs (1986), "A mulher do fim do mundo”, de Elza Soares (2015), "Sobrevivendo no inferno" (1997), dos Racionais MC's, "Dois” (1986), da Legião Urbana, e "Selvagem?" (1986), dos Paralamas do Sucesso.

'Da Lama ao Caos' foi marco do manguebeat

"Da Lama ao Caos" foi lançado em 1994, sendo o primeiro disco da Nação Zumbi. O álbum fez o Brasil conheceu o movimento manguebeat, que eclodiu no Recife nos anos 1990 e influenciou toda uma geração de artistas ao mesclar sonoridades regionais com rock e hip hop.

O disco tem clássicos como "Monólogo ao pé do ouvido/Banditismo por uma Questão de Classe", "Da Lama ao Caos", "A Cidade" e "A Praiera" - que, pela pegada de ciranda, ficou imortalizada no Carnaval de Pernambuco.

Manguebeat está completando 30 anos

DANIELA HALLACK DACORSO/DIVULGAÇÃO
RARIDADE Registro de Chico Science e Nação Zumbi no estúdio Nas Nuvens, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro - DANIELA HALLACK DACORSO/DIVULGAÇÃO

Neste ano, a publicação do texto "Caranguejos com Cérebro", considerado um dos marcos iniciais do movimento, está completando 30 anos.

A efeméride não passará em branco, pois vários eventos e lançamentos coincidiram com o aniversário. A exposição "Mangue 30", com curadoria do produtor cultural Paulo André Moraes Pires, deverá ser inaugurada no Museu Cais do Sertão neste ano.

No encerramento da mostra, Pires ainda lançará pela Cepe Editora o livro "Memórias de um Motorista de Turnês", trazendo, entre várias lembranças, sua experiência como empresário da Chico Science e Nação Zumbi nos anos 1990.

O Teatro Guararapes, que integra o complexo do Centro de Convenções de Pernambuco e passou a se chamar Teatro Guararapes Chico Science, me março.

Tags

Autor